sábado, 27 de abril de 2013

Abriu a SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL, DE TUTÓIA, do dia 24 de Abril, de 2013, o Sr. Presidente " ALEXANDRE BAQUIL, com a leitura da ATA, DA SESSÃO, anterior a vereadora Sra. Maria do Carmo. Após todos atentamente ouvir e sem ter que discordar a Ata, foi aprovada. Dando seguimento a vereadora Maria do Carmo, leu o projeto de lei, do ESTATUTO DO DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, (Conselho Tutelar ). Foi uma leitura de 54 minutos cronometrado, deixando o pessoal da GALERIA impaciente diante da falta de objetividade no momento que a vereadora não realizou nem uma explicação do teor daquela leitura, muito menos deixou de argumentar o Sr. Presidente. Como foi solicitado em das SESSÕES anteriores através de REQUERIMENTO, pelo vereador   do PSB - Partido Socialista Brasileiro, Sr. Zé Orlando, informações do valor repassado durante 4 anos e 4 meses, do FPM, para o " CONSELHO TUTELAR " ou seja qual era a verdadeira objetividade desse repasse e o que estava sendo feito com o valor arrecadado.
A leitura fugiu daquilo que foi solicitado pelo vereador da "OPOSIÇÃO" se comentou por parlamentares da " oposição " que a leitura foi equivocada diante daquilo que foi requerido. Estavam presentes dois MEMBROS DO CONSELHO TUTELAR, que também ficaram sem entender. A SESSÃO, seguiu com as normalidades de seu REGIMENTO INTERNO, entrando para as discussões os vereadores: ENILSON SANTOS, CRISTIAN NORONHA, ZÉ ORLANDO, BINHA, PAULO ROBERTO, ANTONIO CHICO, MARIA DO CARMO, E O PRÓPRIO PRESIDENTE " ALEXANDRE BAQUIL. " Os demais presentes não opinaram foram eles: RAFAEL, JEAN, ZÉ DE MAR. Faltaram: Os vereadores, PEDRO AGRIPINO, ELIAS DO CHICO ELIAS. O assunto da tão clamada água, novamente foi discutido sobre os dois CONVÊNIOS, da FUNASA, com a PREFEITURA DE TUTÓIA.
O vereador, CRISTIAN NORONHA, explanou sobre o investimento da CAEMA, no sistema de encanação nas ruas de TUTÓIA, desqualificando o serviço do GESTOR, por se constatar total irregularidades no sentido da PREFEITURA DE TUTÓIA, não ter aguardado ou buscado informações sobre o serviço de encanação da CAEMA, em TUTÓIA. Se constatou nas discussões na SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL, que o PREFEITO MUNICIPAL, cometeu erros graves, sem ter um conhecimento técnico com o serviço geral antes da queimação da borra ASFÁLTICA. O vereador, PAULO ROBERTO, da base do governo, fez suas defesas a favor do mesmo de forma alterada sempre direcionando ao vereador da "OPOSIÇÃO" CRISTIAN NORONHA. Por entender o comportamento da situação não houve o pedido de APARTE em discordar a fala do vereador PAULO ROBERTO.
O Sr. Presidente, "Alexandre Baquil", fez seu comentário e defesa a favor do PREFEITO,  ao dizer que tudo estava no caminho certo, principalmente a melhoria do ASFALTO. "O vereador, Zé Orlando, por entender que ele está no direito de fazer a sua defesa a favor do PREFEITO MUNICIPAL, disse que respeitava sua posição, mas não concordava com seu elogio, ou seja ele com a população de TUTÓIA, somente tinha uma missão de esclarecer a verdade pra população, e esse é o seu papel. No momento que dava o inicio de sua fala o vereador, "BINHA", Zé Orlando, pergunta ao Sr. Alexandre Baquil, se ele falava como vereador ou como Presidente? foi então que confirmou como vereador! Zé Orlando, por conhecer a regra do REGIMENTO INTERNO DA CASA, pediu uma aparte da conclusão da sua defesa. Após as discussões o Sr. Alexandre Baquil, deu - se a SESSÃO, como encerrada.
 

Tutóia, 24 de Abril de 2013
Quarta-feira, às 15:30 horas
Sessão da Câmara Municipal 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

INFORMAÇÕES DO PAINEL DO DIA 17 DE ABRIL DE 2013

            Durante alguns meses, a BR-034, que liga de CANA BRAVA A TUTÓIA, veem sofrendo recuperações por empresas ligadas ao ESTADO DO MARANHÃO. Por o serviço de recuperação
ter finalizado o GOVERNO DO ESTADO, enviou para Tutóia, uma comitiva para entregar a população o serviço concluído. O vereador pelo PSB - Sr. Zé Orlando, no PROGRAMA DE RÁDIO, TUTÓIA URGENTE, fez suas ponderações lembrando quando foi DEPUTADO ESTADUAL, na época, o mesmo legislou dois mandatos. Quando fez parte da base do GOVERNO ESTADUAL, colaborando com a vinda do projeto da estrada BR-034, quando sempre defendeu da realização da estrada de CANA BRAVA A TUTÓIA. E hoje estava honrado e parabenizava o GOVERNO DO ESTADO, por concluir e beneficiar o povo de Tutóia, nesta data de 17 de Abril de 2013.
          Disse o vereador Zé Orlando, que esse benefício do GOVERNO DO ESTADO, a população Tutoiense, espera que o GESTOR PÚBLICO, faça o seu papel de conservar por muito tempo a BR-034 como ficou uma estrada mais larga, que o GESTOR PÚBLICO, faça o seu papel de sinalizar e veja a importância da POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA O TRÂNSITO, de Tutóia.
          Por mais uma vez comentou a situação da queimação de asfalto que a PREFEITURA MUNICIPAL, vem realizando em ruas sem sistema de esgoto, falta do sistema de instalação para a água, procedimentos de drenagens. Tudo isso a população irá constatar com o futuro o erro praticado nas obras mal feitas. O apresentador e vereador Zé Orlando, comentou sobre a última SESSÃO DA CÂMARA, quando ouve um embate de discussões a respeito da água de Tutóia. Ao ouvir de alguns vereadores que o povo estava satisfeito com tudo que estava acontecendo. O vereador Zé Orlando, por ser " OPOSIÇÃO " 
desqualificou a posição de seus pares, quando disse que o povo estava tímido para tanto erros ocorridos com o dinheiro público. Como não houve SESSÃO no dia 17 de Abril de 2013, ficou para próxima SESSÃO DA CÂMARA, as discussões da casa. O PROGRAMA TUTÓIA URGENTE, que vai ao ar todas as quartas feiras, com reprises ao domingo, têm passado para a população de Tutóia, temas e assuntos já mais existente em programa de rádio comunitária em Tutóia. O PAINEL INFORMATIVO, pede aos Tutoienses e todas as comunidades que ouçam os programas de notícias.



                                    Tutóia, 17 de Abril de 2013.

SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL NÃO REALIZADA

               No dia 17 de Abril de 2013, a população de Tutóia, esperava por mais uma realização de uma SESSÃO DA CÂMARA, com a esperança de ouvir as discussões a favor da comunidade TUTOIENSE. Mas por não ter dado coro, e só compareceram os seguintes vereadores: Zé Orlando, Cristian Noronha, Enilson Santos, e Zé de Mar. Por existir um REGIMENTO INTERNO DA CASA, a SESSÃO do dia só poderia ser realizada se estivesse comparecido pelo menos um terço dos pares. Como só vieram quatro PARLAMENTARES, somente cumpriram o dever de assinar a ATA, do dia. Durante alguns dias, a cidade de Tutóia, ouviu comentar a vinda da Sra. Governadora do Estado do Maranhão, (ROSEANA SARNEY) e sua comitiva. 
        Como se constatou que Tutóia, não estava na agenda das cidades visitadas pela Governadora, só vieram para a reinauguração da estrada recuperada a BR - 034, sua comitiva, da forma que se configurou desde princípio. Mas como foi feito um compromisso pelo Governo do Estado, a cerimônia se encerrou às 13:00 horas da tarde. Por ser uma quarta feira de grandes expectativas em uma AUDIÊNCIA, no Fórum de Tutóia, a população comentou algumas coincidências por ter sido nesta data de 17 de Abril, a vinda da comitiva do Governo Estadual. Ás 15:00 horas, seria o início da SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL, mas se aguardou até às 15:39 horas, e não houve nem uma justificativa do Sr. Presidente da CÂMARA, o verdadeiro motivo da ausência. O vereador Zé Orlando, por entender do REGIMENTO DA CASA, comunicou os seus pares presentes o motivo da não realização da SESSÃO DO DIA. Esperamos que a leitura da ATA, na próxima semana o Sr. Presidente, possa fazer suas justificativas.



                        TUTÓIA, 17 DE ABRIL DE 2013.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TUTÓIA DO DIA 10 DE ABRIL DE 2013

    Na data do dia 10 de Abril de 2.013, a SESSÃO MUNICIPAL DE QUARTA - FEIRA, por mais uma vez tornou - se pauta de discussão o clamor da sonhada ÁGUA, no município de Tutóia, como já virou tema de diversas discussões ontem o VEREADOR ZÉ ORLANDO DO PSB, voltou a defender a pauta do dia.
    Por motivo particular no inicio das discussões o Presidente da Câmara Municipal, se ausentou da Sessão, passando a condução da Sessão ao Vice - Presidente, o Sr. ANTONIO CHICO. E foi quem disse em uma das Sessões que não sabia o que estava acontecendo com a ÁGUA DE TUTÓIA, porque entrava PREFEITO E SAIA, e a situação não era resolvido. E de forma verbal disse que votaria a favor de uma COMISSÃO PARLAMENTAR.

   Como já ficou comprovado os dois CONVÊNIOS pagos a PREFEITURA MUNICIPAL DE TUTÓIA, nos anos 2009 a 2012. O vereador ZÉ ORLANDO, CRISTIAN NORONHA, ENILSON SANTOS, ontem quarta -feira, quem esteve na SESSÃO DO DIA, passou a entender que é preciso ter uma fiscalização maior em trazer pra população uma justificativa em realmente explicar onde foi investido os recursos da FUNASA, repassados a PREFEITURA MUNICIPAL DE TUTÓIA, que chega a um valor de 8 MILHÕES DE REAIS. O que chamou a atenção foi um dos vereadores afirmar que o POVO gosta da massa asfáltica e os blocos que foram feitos. O vereador ZÉ ORLANDO, desqualificou a versão do vereador PAULO ROBERTO, que é base do prefeito. Diante de tudo que já começa a ter conhecimento a população da água esquecida, é importante a própria população refletir e se perguntar quando e quem será o próximo PREFEITO, que irá quebrar o ASFALTO E OS BLOCOS para instalar os canos nas residências para receber a tão sonhada água. Se observou na SESSÃO DE QUARTA - FEIRA, que as discussões tenderão a se fortalecer diante do episódio que já se configurou na grande problemática que é o ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO MUNICÍPIO DE TUTÓIA.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

POLÍTICOS POR VIRTUDES OU OPORTUNISMOS

Muitos de nós gostaríamos que os políticos fossem anjos. Se assim fosse, estariam imunizados de todas as situações e oportunidades que não promovem o bem comum e a prática da bondade. Mas os políticos, assim como cada um de nós, não são anjos e, sim, humanos, também não perfeitos. A política não é um espaço para a ação de anjos. Mas espaço de disputa dos mais diferentes interesses é legítima, desde que os mesmo estejam sempre bem explicitados, para que todos saibam o que move os candidatos quando se propõem a representar os interesses da população.
             As contradições no exercício do poder estão sempre presentes nos movimentos que operam a política. Os políticos posicionam - se a partir das conjunturas e dos contextos de cada momento, das articulações e negociações que são possíveis para aprovar os projetos que estão em pauta, das forças sociais que estão mobilizadas em cada momento histórico. É natural que joguem com seus interesses pessoais, mas é inaceitável, numa democracia, que esses interesses se sobreponham aos aos interesses coletivos.

              As agremiações partidárias ( partidos ), expressam e materializam os projetos de sociedade que estão em disputa nas cidades de nosso país. Esses projetos se traduzem em propostas concretas de como governar, como construir as políticas públicas, como distribuir a renda, como construir oportunidades de desenvolvimento das nossas cidades e da própria nação.

terça-feira, 9 de abril de 2013

RÁDIO COMUNITÁRIA DE TUTÓIA DUNAS MAR FM " NOTÍCIAS "

                    07 de Abril de 2.013, domingo no PROGRAMA DE RÁDIO, TUTÓIA URGENTE, na apresentação o Ex. Deputado Estadual e atual vereador pelo PSB, Sr. ZÉ ORLANDO, com mais de duas horas de programa, pela RÁDIO COMUNITÁRIA DUNAS MAR FM, passou todos informativos a população de Tutóia, os assuntos de utilidades públicas. Por ser um quadro informativo que vai ao ar todas as quartas - feiras, às 11 : 00 horas da manhã, trazendo as principais notícias da gestão pública.
                    Como já se comentava há anos o grande projeto da água na cidade de Tutóia, como prova até   hoje só existem em sonhos dos TUTOIENSES, o que foi ouvido pelo apresentador tornou - se esclarecedor tudo aquilo que ainda era dúvida até pouco tempo. Foi um bomba de notícia quando o Sr. apresentador e vereador ZÉ ORLANDO, relatou lendo os v alores dos dois CONVÊNIOS FEITOS E RECEBIDOS PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE TUTÓIA, nos anos 2009, até 2012, com um total equivalente há 8 milhões de reais, segundo declarou o vereador ZÉ ORLANDO, DO PSB.
                     A notícia foi positiva a toda população de Tutóia, com algo que ainda se tinha dúvida !
                     Como cabe os poderes competentes tomarem as devidas providências, só resta agora o POVO DE TUTÓIA, ESPERÁ POR MAIS UMA INSEGURA DATA DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SUAS RESIDÊNCIAS. 
                                                       

                                                          TUTÓIA, 07 DE ABRIL DE 2.013

quinta-feira, 4 de abril de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA REALIZADA NO AUDITÓRIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

     Hoje quinta - feira, 04 de Abril de 2.013, foi realizado no AUDITÓRIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, uma AUDIÊNCIA PÚBLICA, presidida pelo Dr. Rodrigo, Juiz de Direito da Comarca de Tutóia, em parceria com o MINISTÉRIO PÚBLICO, como representante o Dr. WESLEY MORAIS.              
              FORAM DISCUTIDAS VÁRIAS PAUTAS: 

  •  Serviços internos do FÓRUM AO PÚBLICO 
  • Segurança no Trânsito: Pessoas vítimas no Trânsito, com vítimas fatais, condutores de veículos sem habilitação, estradas sem fiscalização, falta de políticas pública de educação no trânsito, e animais soltos sem nem controle.
  • Projeto de Ação Social: Realização de vários casamentos comunitários. Local da realização, ALIANÇA SHOW, NO BAIRRO PAXICÁ. DIA 18 DE JULHO DE 2.013. COM INSCRIÇÕES NO FÓRUM DA CIDADE.

     Palestrou para todo o público o Dr. Rodrigo, Juiz da Comarca de Tutóia, outro PROJETO DE AÇÃO, para INSTITUIÇÕES SEM FINS LUCRATIVO, mas que teria que seguir todos os itens de solicitações documental exigente para adquirir qualquer bem material a INSTITUIÇÃO direcionada. 
    Outra informação de grande importância a sociedade foi a obrigatoriedade da LEI, do filho ter o direito e registro de constatação de PATERNIDADE. Por exemplo: Todas as escolas receberão através de ofícios que envie ao FÓRUM, desta COMARCA a relação de todos os alunos que não constam em seus registro o nome do pai. Disse também o Dr. Rodrigo, que se o pai se recusar o reconhecimento de paternidade, a justiça tomará outra forma legal a solução e reconhecimento do verdadeiro pai.
    Alertou a todos que levassem somente o nome completo e endereço do citado. Diante da palestra continuou a palavra o Dr. WESLEY MORAIS, ao citar a grave situação dos animais soltos nas estradas de Tutóia. O mesmo foi vítima de um acidente envolvendo um anima. Por fazer uma busca se no município tinha alguma LEGISLAÇÃO MUNICIPAL, disse que havia sim encontrado a LEGISLAÇÃO.
    E que já estava tomando medidas cabíveis com o SECRETÁRIO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO DO MARANHÃO. Perguntou ao sr. Prefeito se ele havia tomada conhecimento do contato com o mesmo, foi então que reafirmou seu empenho com o caos de Tutóia.
     No decorrer da AUDIÊNCIA PÚBLICA, o Dr. RODRIGO, abriu para o público suas participações com diversas perguntas em relação aos temas mencionados acima. O Sr. ANTONIO CARVALHO DO AMARAL, comentou que a SECRETARIA DO ESTADO DO MARANHÃO, havia criado alguns CONSELHOS DE SEGURANÇA COMUNITÁRIO CIDADÃ em 64 cidades do MARANHÃO, no objetivo de detectar e propor soluções para o MUNICÍPIO. Mas no ano de 2.010, algumas INSTITUIÇÕES fizeram uma CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO, a favor da vida, com uma grande caminhada da comunidade COMUM, até a cidade. Disse também o Sr. ANTONIO CARVALHO DO AMARAL, que o PODER PÚBLICO não apresentou nem um apoio em relação ao MOVIMENTO, foram usados várias falas no decorrer da AUDIÊNCIA, como tinha tempo limites o Dr. Rodrigo, entendeu que aquele momento todas as autoridades iriam tentar unir e solucionar os problemas discutidos nesta AUDIÊNCIA.  Como foram discutidas outros assuntos ficam aqui somente os destaques das falas.                   



                                               TUTÓIA, 04 DE ABRIL DE 2.013       

quarta-feira, 3 de abril de 2013

SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TUTÓIA

   Na SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TUTÓIA, quarta-feira 03 de Abril de 2013, às 15:34 horas deu-se inicio a SESSÃO do dia, o Sr. Alexandre Baquil (presidente), com a leitura da ata anterior na condução da secretária e vereadora, Maria do Carmo.
   Após a leitura dos REQUERIMENTOS dos vereadores: Zé Orlando e Enilson Santos, um dos projetos de lei, do vereador Enilson Santos, requeria à solicitação da mesa a discussão do "protetor solar" a todos os funcionários em virtudes e proteção dos "raios solares". O projeto especifica os funcionários que trabalham expostos diretamente com sol. Deu-se seguimento a sessão e liberando a palavra o Sr. Presidente aos demais vereadores presentes, foram eles: JEAN, MARIA DO CARMO, ENILSON SANTOS, CRISTIAN NORONHA, BINHA, RAFAEL, ZÉ ORLANDO, PEDRO AGRIPINO, ZÉ DEMAR E ELIAS.
    O Sr. Presidente da Câmara, pediu para a secretária e vereadora Maria do Carmo, distribuir aos demais vereadores a cópia do SEGUNDO PROCESSO DO CONVÊNIO DA FUNASA de N° 25100.020.568/2008-13, objeto do termo do compromisso de abastecimento de água.
     Foi então que o vereador Zé Orlando, descordou a documentação do segundo CONVÊNIO. Quando disse ao presidente e aos pares que esse documento não era o solicitado do seu requerimento que o primeiro somente queria uma informação sobre o primeiro CONVÊNIO e esse recebido agora não era o que ele tinha solicitado. O Sr. Presidente se manifestou contra a posição do vereador Zé Orlando, a SESSÃO, ficou enérgica por falta de compreensão do Sr. Presidente a solicitação informação do primeiro requerimento  do CONVÊNIO da FUNASA, não foi satisfatória pela fala do Sr. Presidente  ao dizer que o primeiro convênio é vinculado ao segundo. E o vereador Zé Orlando, discordou dizendo que o excelentíssimo estava equivocado. Pediu a palavra em seguida o vereador Binha, ao ir a favor do documento distribuído pelo Sr. Presidente. O vereador Enilson Santos, disse está com dúvida mas gostaria de entender que primeiro requerimento era só informação, e o que estava em suas mãos era uma justificativa do segundo convênio que não havia sido liberado. 
     Usando a fala o vereador CRISTIAN NORONHA, foi a favor dos manifestos do vereador Zé Orlando, por a pauta da sessão ter seguido parcial, deu-se como encerrado pelo Sr. Presidente a sessão do dia. 
                    
                                                                                                                        Tutóia, 03 de Abril de 2013