sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MAL DISTRIBUIÇÃO DE RENDA EM UM ESTADO TÃO RICO QUE É O MARANHÃO É TRISTE O QUADRO SOCIAL !



QUADRO SOCIAL NO ESTADO DO MARANHÃO É INEXPLICÁVEL EM PLENO SÉCULO XXI, COM DIVERSOS PARLAMENTARES ELEITOS NO MARANHÃO, E LEGISLANDO EM BRASÍLIA, NA CÂMARA FEDERAL. ( DEPUTADOS FEDERAIS, SENADORES ), NO ESTADO ESTÃO DIVERSOS DEPUTADOS ESTADUAIS.

COMO AINDA É POSSÍVEL CONVIVER COM UM ESTADO TÃO RICO E GRANDE COM UM POVO TÃO POBRE, DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, TRABALHO, E COM POUCAS EXPECTATIVAS DE VIDA.


DURANTE 50 ANOS, O POVO SOFREDOR TEM DEPOSITADO SUAS ESPERANÇAS EM CADA GOVERNANTE QUE DOMINA O ESTADO COM TANTOS PODERES, MAS AS REALIDADES É ASSUSTADORA AINDA DE UM POVO CARENTE.

O ESTADO DO MARANHÃO, AINDA É UM DOS ESTADOS BRASILEIROS COM MAIOR ÍNDICES DE TOTAL POBREZA E MISÉRIA, NAS COMUNIDADES MAIS AFASTADAS DA CAPITAL.

O QUE AINDA SE ESPERA.


 EM 2014, POSSA SURGIR UM GOVERNANTE QUE DIMINUA A TRISTE REALIDADE DESTE ESTADO.  É UM ESTADO DE ÁREA ÚMIDAS, GRANDES EXTENSÕES DE TERRAS, CAMPOS DESERTOS COM ESPECÍFICAS ÁREAS PARA PLANTIOS E CRIAÇÕES DE GADOS E OUTROS...

quinta-feira, 26 de setembro de 2013


BB.COM.BR

IMAGENS NATURALMENTE MARANHENSES !










PRATOS TÍPICOS DE TUTÓIA !

                                                 CARANGUEJO NO MOLHO
                                                     OSTRA NATURAL
                                                 CAMARÃO NO ALHO COM LIMÃO
                                            PEIXE PEDRA - TRADICIONAL CORÓ
TUTÓIA, ESTÁ ENTRE AS CIDADE DO MARANHÃO, MAIS PRODUTORA DOS FRUTOS DO MAR, ENTRE AS ESPÉCIES ESTÃO:  BAGRE, PEIXE PEDRA, TAINHA, PESCADA, PESCADINHA, TAMATARANA, ARRAIA, CAMURIM, ARRIBA SAIA, PILOMBETA, CABIÇUDO, ARENQUE, SERRA, CAÇÃO, MERO E OUTROS. ETC...  CAMARÃO, CARANGUEJO, OSTRA, SURURU, ESTÁ ENTRE AS COMIDAS MAIS CONSUMIDAS PELOS VISITANTES NACIONAL E INTERNACIONAL. TUTÓIA-MARANHÃO-BRASIL.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

VEREADOR DA OPOSIÇÃO REALIZA LEITURA DO PROJETO TÉCNICO DA FUNASA DO MARANHÃO A PREFEITURA MUNICIPAL DE TUTÓIA, COM OS DOIS CONVÊNIOS DE 5 MILHÕES !


                       PLENÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL É MARCADO PELO PROJETO TÉCNICO DA ÁGUA DOS 5 MILHÕES DESVIADOS NA SESSÃO DESTA QUARTA-FEIRA, NO PARLAMENTO MUNICIPAL.



                      Voltou a discussão da denuncia nesta quarta-feira,  desta vez com documentos apresentados pelo vereador da oposição, Sr. ZÉ ORLANDO, do ( PSB ), mais um capítulo da novela que se iniciou em 2009, e em 2013, se assiste os debates com as proezas da administração tentando desvincular as informações dos  dois convênios já liberados para Prefeitura de Tutóia, na gestão do Sr. RAIMUNDO NONATO ABRAÃO BAQUIL (Prefeito).
Como a novela foi criada com muitos capítulos, nesta quarta-feira na Plenária da Câmara, quem estava presente deve ter tirado as dúvidas das documentações lidas como foi recebidos os dois Convênios da água.  Mas ressaltou o Vereador Zé Orlando, ao dizer que o Gestor vem enganando a população com falsas promessas e o que já foi recebido e torrado.
Um Projeto de Lei, apresentado e lido pela Secretária da mesa Vereadora Maria do Carmo, onde cria-se os Conselhos Escolares, que já é lei e não existem nas escolas.  Vereador Zé Orlando, diz que a criação desses Conselhos só vem a constituir poderes de participação entre as pessoas em fiscalizar os recursos públicos, que hoje é mal administrado nesta cidade.
Outra citação na Plenária foi a comunidade de NAJÁ, com uma escola que é uma vergonha nacional e em  Tutóia, de uma  cidade  que  recebe equivalente quase 9 milhões ao mês, e ainda  nos  deparamos  com  escolas  de  casas  de  cobertas  de  palhas e  paredes  de  barro.
Os tradicionais vereadores que sempre participam das discussões nesta quarta-feira, se limitaram para uso da fala.  Outro que nas últimas Sessões vem usando  discursos  confusos  é  o  Vereador do PP,  Enilson  Santos,  que nesta  quarta-feira,  foi  advertido pelo Vereador  Zé Orlando, quando fazia uso de sua fala, foi confirmado que  se  negou  aprovar  o  requerimento  para  aprovação da  CPI,  que  investigava  o  EXECUTIVO, nas  irregularidades  denunciadas  desde  2009.  Enilso Santos Vereador, tentou  desqualificar  da  acusação  do  Vereador da oposição, mas  acabou  finalizando  seu  discurso  sem  qualidade de convencimento na  Sessão do  dia  (25).

Outro assunto lembrado pelos dois vereadores, Enilson Santos e Zé Orlando, foi a intervenção da tradicional Escola Almeida Galhardo, como este Blog, antecipou a notícia do dia 25 de Setembro, na Plenária da Sessão da Câmara Municipal, nesta quarta-feira, a Vereadora Maria do Carmo, após as falas dos dois Vereadores, Zé Orlando e Enilson Santos, foi apresentado e lido um ofício enviado ao CREA-Conselho Regional de Engenharia do Maranhão, ao Sr. Diego de Sousa Araújo, engenheiro do órgão.

Solicitando um parecer e análise sobre toda estrutura física da Escola Almeida Galhardo. Palavra ditas na Plenária da Câmara Municipal, pela Vereadora Maria do Carmo.  Os Vereadores presentes foram:  Enilson Santos, Cristian Noronha, Binha(Fernando), Zé Orlando, Pedro Agrepino, Zé de Mar, Elias, Paulo Roberto. (faltaram); Jean de Seriema Rafael do São Bento, Antonio Chico.

Enilson Santos, por ser autor do Projeto de Lei, de criação do órgão Procon, volta a cobrar da mesa diretora, a atenção do seu Projeto. E diz que ainda é a favor de uma Comissão para supervisionar os trabalhos da escola Almeida Galhardo, e que já realizou algumas visitas na mesma e percebe que o caso da escola é grave. Como já foi relator da primeira CPI, que investigava o atual Prefeito, com os recursos do Fundeb, em 2010, talvez dessa vez possa ter um olhar preocupado com as irregularidades já denunciadas na Câmara Municipal, pelo Vereador da oposição Zé Orlando do PSB. 

A Vereadora, professora e orientadora da Secretaria de Educação do Município, confessa que também já havia se preocupando com a situação da escola Almeida Galhardo, e no início do governo que faz parte, tentou negociar a antiga escola Almeida Galhardo, em 2009, com o Bispo, responsável na cidade de Brejo, mas foi pedido um valor de R$ 200 mil reais, pelo prédio, foi então que o Prefeito Municipal, resolveu construir outra escola, mas também não disse que a mesma teria passado pelo um estudo da área de risco.

Quero neste Blog, registrar que as imagens postadas não apresentam-se qualidade de visualidade em razão das divisórias de vidro que emitem reflexos que ficam nos cômodos parte janela, portas, e paredes. Fechando a fala na plenária o Vereador Zé Orlando, afirmou na Plenária da Câmara, que cumprirá seu papel como legislador nas ações que lhe compete denunciar o mal uso dos recursos públicos.



SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DIZ A POPULAÇÃO QUE AGUARDA PARECER FINAL DO "CREA" - CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA DO MARANHÃO !

Após a grande reunião realizada na ESCOLA ALMEIDA GALHARDO, com dezenas de pais de alunos na última segunda-feira, devido as últimas notícias da mencionada escola, de está correndo risco e com sua estrutura física totalmente comprometida, a ausência do Poder Público, e principalmente da própria Secretária de Educação, em não ter dado uma resposta a sociedade e aos pais, dos alunos que ali estudam, fez a Sra. Secretária de Educação, viajar urgente para capital São Luis, pedir um estudo técnico, da grave situação da Escola.

A mesma foi construída em uma área de terreno onde era há muitos anos, um grande córrego de água acumulada pelas chuvas de inverno e verão. Como a cidade de Tutóia, não existem uma equipe técnica especializada para esses tipos de investimentos de construção com postes de prédios grandes a ESCOLA ALMEIDA GALHARDO, desde sua construção vem sofrendo diversas intervenções.

A reunião na última segunda-feira (23), com dezenas de pais, foi uma das mais tumultuadas sobre a coordenação da gestora da escola, por perceber uma revolta pelos pais, e quis argumentar a Sra. Gestora e o engenheiro que representava o Poder Público, mas também não tinha nem um conhecimento técnico nas mãos que pudesse satisfazer o quanto a escola está comprometida com suas maus instalações físicas.

Enfim é mais uma constatação de dezenas de obras que apresentam irregularidades pelo Poder Público, e ainda não se sabe como ficará a situação dos alunos da escola com essa paralisação das aulas do último bimestre do ano de 2013.

O Poder Público, disponibiliza de uma assessoria de comunicação, mas até nesta data ainda não se pronunciou com a matéria publicada diante dos fatos ocorridos nos últimos dias.

Diante dos transtornos dos alunos, pais, e sociedade com a bombástica notícia com a ESCOLA ALMEIDA GALHARDO, os pais, esperam que seus filhos não sejam prejudicados durante o ano letivo.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

PRINCÍPIOS QUE PERMITEM A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO POPULAR EM TUTÓIA !


                                                    SONHAR É PRECISO





Por princípios compreendem-se tudo aquilo de que não abrimos mão e que devem de alicerce de nossas ações como pessoas e cidadãos. São valores fundantes do PROJETO POLÍTICO POPULAR, portanto, devem ser refletidos nas próprias ações e processos realizados. Assim, a solidariedade, a justiça social, a participação e democracia, são princípios e jeito de fazer e agir de todos/as aqueles/as que constroem o PROJETO POLÍTICO POPULAR.

O processo de construção traz consigo a necessidade do estabelecimento de compromissos que fazem parte do próprio projeto em construção e que devem ser referência para todas as decisões que tivemos que tomar. 

O compromisso com a soberania, representa a decisão com o rompimento de valores como a concorrência desenfreada, individualismo, a desigualdade e exclusão social na distribuição da riqueza, renda e poder. E afirmação do respeito e do comprometimento pessoal e coletivo com a causa daqueles/as que sofrem com as desigualdades sociais.

O compromisso com o desenvolvimento, representa a decisão de qu todos os esforços serão empreendidos para o aproveitamento das nossas capacidades produtivas, organizativas, econômicas, culturais e políticas para a construção de um projeto de desenvolvimento para nosso município.

O compromisso  com sustentabilidade, representa a responsabilidade solidária com as gerações futuras, a partir de um PROJETO, de desenvolvimento que se baseie em práticas socialmente justas e ecologicamente viáveis. O compromisso com a democracia popular, representa o fundamento das ações e processos realizados entre Estado e sociedade civil. Tem como referência a participação efetiva da população nas instâncias e espaços instituições de cidadania e com a democratização da renda, da riqueza e informação.


       Fonte de Pesquisa:  Centro de Direitos Humanos.


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CULINÁRIA DE TUTÓIA !

                                                            É O FORTE DA REGIÃO.
A principal comida de Tutóia, é o cozido de peixe, sempre acompanhado do pirão, que uns preferem escaldado e outros não, e o peixe frito. Mas, é o famoso camarão, o prato mais procurado, preparado de vários modos:  Fresco, cozido acompanhado por pirão, ensopado de batatas, frito, passado em farinha dágua (de puba), fritada ou torta de camarão passado na máquina, espetadas de camarão, etc... É o limão o seu principal tempero.
                                       Na captura do pescado.

NATUREZA AMBIENTAL DE TUTÓIA - PAINEL !

                                                                      DUNAS
                                                                         SOL
                                                                         PASSEIO
                                                                         PRAIA DESERTA
                                                                       CAMINHADA
                                                                    TRANSFORMAÇÃO
                                                                        MARÉ ALTA
                                                                    BANHO
                                                                     NAVIO
                                                                     TURISMO
                                                                  ÁGUA TRANSPARENTE
                                                                            FENÔMENO
                                                                  BELA PRAIA-ANDREZA
                                                                      INFORMAÇÃO TURISMO
                                                                      DUNAS E MAR
                                                                      ONDAS
                                                                     ILHAS
                                                             CHEGADA DOS PESCADORES
                                                                RALLY
                                                        ENCONTRO COM ÀS ÀGUAS
 Tutóia, e suas construções da natureza, pouco explorada em suas belezas, climaticamente com sol e mar!
                                                          CARNAÚBA NO DESERTO
                                                   COQUEIRAIS NO SAARA TUTOIENSE
                                                                 OBRA DE DEUS