terça-feira, 7 de julho de 2015

Escola - Casimiro de Abreu realiza a semana de Arte Moderna


Semana de Arte Moderna mostrada ontem pela Escola Casimiro de Abreu - Tutóia


Acontecimentos, artistas e escritores envolvidos, ideias do movimento artístico, mudanças de rumo na literatura e arte, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Manuel Bandeira, modernismo, revistas Klaxon e Antropofágica e muitos outros, foram momentos de demonstração por alunos do Ensino Médio, ontem(6).



Foi assim ontem(6), na Escola Casimiro de Abreu, com apresentações de personagens da Arte Moderna, mostrados por alunos das turmas do Ensino Médio, na coordenação da professora Maria de Lourdes Ramos.

Um público estimado em duzentos e cinquenta e cinco pessoas, que assistiram os alunos vestidos com diferentes personagens teatral demonstrando o vivido na época.

O modernismo foi um movimento artístico do século XX, voltado aos sentimentos do homem, do pintor, do artista.

Além da luz e da cor, nesse momento era importante a leitura do sentimento, a leitura da emoção.

Foi um meio de expressão artístico apresentado por dezenas de alunos do Ensino Médio - da Escola Casimiro de Abreu.

Ficou marcado no ano de 1922, na época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, como poesia através da declaração, que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos.

Foi uma apresentação bem histórica na presença de famílias tutoienses, ontem segunda-feira(6), que mostrou a renovação da linguagem criadora, rompimento com o passado, uso do adjetivo "novo" busca pela identidade nacional.

O titular do blog, parabeniza pela organizada e belíssima apresentação, em especial todos os alunos e a professora Lourdes Ramos e sua equipe.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário