terça-feira, 30 de junho de 2015

Vídeo - Secretária de Saúde de Paulino Neves-Ma VI Conferência Munic. de Saúde





Conferência Municipal de Saúde realizado nesta terça-feira(30)

Local do Evento: Auditório Raimundo Lídio


Secretária de Saúde, Sra. Nilce Nely(Neinha), fala do momento onde foram discutido propostas durante a Conferência com vários profissionais da Saúde do município.

Conselhos, delegados, participaram da Conferência. Nos eixos propostos e aprovados. Em seguida foram definidos os oito delegados e suplentes que irão defender em um Congresso Estadual as propostas do município ainda esse ano/2015.





Equipe de reportagem Elivaldo Ramos e Antonio Amaral, na linha da avaliação concedida pela Secretária do município, após o término da Conferência. 

Tutóia era assim nos anos 90 grande produtora de sal




Você sabia! que Tutóia... era assim


O único produto tutoiense exportável sempre foi o sal, que chegou a colocar o município no posto de terceiro maior produtor do País.

Essa posição só foi alcançada após a Empresa Salineira Igoronhon AS(Esnisa), ampliar sua produção na década de 40, com o transporte do produto para o Rio de Janeiro e São Paulo, feito em pequenas embarcações.

No final da década de 50 e início da de 60, apareceram navios modelo Liberty, tais como o Kalu e o Maringá, com capacidade para 12 mil toneladas, além de uma grande chata que chegou a transportar até 30 mil toneladas. Todo o trabalho de carregamento, feito por estivadores terrestres em sacas confeccionadas em palhas de buriti, os obrigava a escalar, de forma perigosa, uma subida de cerca de 20 metros de altura, a fim de conseguir colocar o sal nos porões.

Na década de 60, a empresa se modernizou, com a instalação de uma esteira mecânica. A exportação de sal marinho de Tutóia, teve seu final da década de 90, no governo Collor, quando não resistiu aos planos malucos daquele governante e faliu. A partir daí, a produção e exportação de sal marinho do município de Tutóia, foi completamente extinta, inclusive as pequenas salinas que também foram desativadas.


Assim era Tutóia... Fonte: Livro Tutóia 70 Anos 1938-2008

   Imagem; simbólica da praia da barra muito movimentada 

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Geisy Oliveira concedeu entrevista aos blogs da cidade avaliando a presença da comunidade cristã





Rapidinha da Colonia Z-17


De forma emocionada a Sra. Geisy Oliveira, titular presidente da Instituição Colônia de Pescadores Z-17, uma das grandes responsáveis da organização da Procissão do dia 29/06, na entrevista aos blogs, da cidade diz está grata a todas as pessoas qe se envolveram no evento.

A homenagem ao grande padroeiro dos pescadores e marisqueiras do município de Tutóia-Ma, "São Pedro" Geisy Oliveira, falou da parceria perfeita com a Igreja Católica.

Presidente da Colônia, no centro da imagem com sua equipe de coordenação.

Seus agradecimentos:

Aos empresários;
Aos pescadores;
A população;
A igreja Católica;
As equipes de coordenação, em especial da Colônia de Pescadores;
Aos padres da Paróquia; Pe. Cláudio, Alahor;
Aos blogs da cidade;
Ao seu digníssimo esposo Chicão da Colônia;
E outros...

O vídeo com pouca qualidade de iluminação mas com um regular áudio durante a entrevista. Veja




ROMEIROS NAVEGAM NAS ÁGUAS DE TUTÓIA NA PROCISSÃO DE SÃO PEDRO



Procissão de SÃO PEDRO, em Tutóia

A tradicional procissão de SÃO PEDRO, na tarde de segunda-feira(29), leva multidões para as águas do mar de Tutóia...

Patrocinadores e parceiros para realização do evento religioso: 
. Landry Móveis
. Ativa Contabilidade
. Renee Construforte
. Milton Construções
. Alfa Supermercado


                    Presidente da Colônia-Z-17, Geisy Oliveira
      Passagem sobre a ilha das pombas-próximo a praia da andreza

Data marcante no feriado municipal na tradicional festa do padroeiro do pescador "São Pedro" no município de Tutóia, evento religioso organizado pelas duas anfitriãs em 29/06/2015, pela COLÔNIA DE PESCADORES-Z-17 e a IGREJA CATÓLICA.

Centenas de romeiros, dezenas de embarcações  motorizadas entre barcos grandes, médios e pequenas canoas padronizadas com bandeiras, saindo do local de partida na praia da barra enfrente ao antigo navio Aline Ramos, em direção a comunidade pesqueira Porto-de-Areia, finalizando às 18:30hs, no cais do porto centro de Tutóia, já com o desembarque do padroeiro São Pedro, até a Igreja Matriz.

Duas horas de missa foi realizada às 19:00hs, pelos padres Alahor e padre Cláudio, sempre assistido pelos fieis.

As anfitriãs de toda organização religiosa. COLÔNIA DE PESCADORES, IGREJA CATÓLICA, COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, juntas demostraram para todos os fiéis que a tradicional comemoração cristã, continua cada vez mais viva.

Em uma bela tarde de sol de segunda-feira(29), enquanto a cidade fecha sua última noitada junina(Festejo de São João), romeiros compareceram em massa para cumprir suas fé cristã.

Fogos, e cânticos religiosos seguiram durante todo trajeto por grupos organizados da IGREJA CATÓLICA.

A equipe de coordenação da presidente da Colônia de Pescadores Sra. Geisy Oliveira, juntos em parceria com a outra equipe de coordenação do Padre da Paroquia de Tutóia, Pe. Cláudio, despertaram as atenções pela exemplar organizada festa religiosa, conclusões feitas pelo titular do Blog, durante o acompanhamento de todo percurso e não ter presenciado nem um incidente no evento.

A cobertura de todo evento contou com a presença dos quatro Blogueiros, do município de Tutóia. ELIVALDO RAMOS, ARISTON CALDAS, NETO PIMENTEL e o titular da matéria.










Segue logo abaixo outras ricas imagens do Blogueiro Ariston Caldas, extraído durante a Procissão. Tutóia-Ma, 29 de Junho de 2015**************************************

































Ações do governo reaquecem fluxo turístico no Maranhão


Maranhão da Gente




O Governo do Maranhão investe em ações para aumentar o potencial turístico e alcança resultados que reaquecem o fluxo de turistas no Estado.  A retomada da Rota das Emoções, a reabertura do aeroporto de Carolina, os novos voos provenientes de Brasília, redução da alíquota de ICMS instituída pelo governador Flávio Dino. Essas são algumas medidas que têm ampliado gradativamente a malha aérea maranhense para melhorar a oferta de voos em todo o estado. Hoje, o Maranhão tem média de 370 operações de voos por semana que, associadas a ações articuladas nacional e internacionalmente pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), dão visibilidade dos pontos turísticos do Maranhão para que mais pessoas se interessem em conhecer o Estado.
No último levantamento feito pelo Ministério do Turismo, 69,9% dos entrevistados afirmaram escolher o próprio país como destino turístico. O Maranhão sente os impactos positivos das ações governamentais de estímulo à vinda de turistas para o estado. “Para este ano esperamos um crescimento de 15% no número de turistas que vem para o Maranhão. O mercado aponta uma tendência por viagens em grupo. Acreditamos que esse ano será ainda melhor que o ano passado para o turismo em todo o estado”, disse Adriano Brito proprietário da Gekos Turismo.
Em São Luís, as agências de Turismo apontam um aumento na procura da cidade como um destino turístico. A Taguatur Turismo registrou aumento de 107% na produção de vendas e aumento de 420% no número de passageiros atendidos, em relação ao ano anterior. Investimentos na praia da Raposa, na orla da praia do Araçagi e a conclusão de obras relativas ao esgotamento sanitário em São Luís são algumas das próximas ações do Governo do Estado pelo turismo na capital.
Lençóis Maranhenses – Barreirinhas e Santo Amaro
Principal destino dos turistas que vem ao Maranhão, as cidades dos Lençóis Maranhenses registram na alta temporada deste ano 90% de ocupação durante a semana e aos finais de semana 100% de ocupação nos hotéis, bares e restaurantes. O secretário-adjunto de Turismo de Barreirinhas vê com bons olhos o novo momento vivido em todo o estado. “A alta temporada dos Lençóis começou agora. O mundo todo passa por aqui e temos preparado os profissionais da economia do turismo para melhor atender e receber os turistas que chegam a nossa cidade”, disse o secretário Régis Júnior.
Dentre as medidas que desenvolvem o potencial turístico dessa região está a autorização emitida pelo governador Flávio Dino para a construção da estrada que liga o município de Barreirinhas à Paulino Neves. Com a ligação entre Paulino Neves e Barreirinhas e a finalização da estrada para Santo Amaro, será retomada a Rota das Emoções que ligará o município de Barreirinhas, no Maranhão, ao Delta do Parnaíba, no Piauí, e ao município de Jericoacoara, no Ceará, três importantes destinos turísticos que podem atrair, de forma conjunta, muitos investimentos para os estados.
Chapada das Mesas – Carolina
80% de ocupação para o setor hoteleiro e turístico de Carolina neste mês de julho é a previsão feita pela Secretaria de Turismo do município, portão de entrada para a Chapada das Mesas. No feriado de Corpus Christi, a cidade recebeu cerca de 600 pessoas por dia. Uma das ações que favoreceu o aumento de turistas na região, foi a reabertura do aeroporto de Carolina ainda nos primeiros meses do governo Flávio Dino.
Os voos saem de Brasília e ligam o Distrito Federal e o Tocantins à Carolina. Os novos voos só foram possíveis devido à redução da alíquota de ICMS do Querosene da Aviação (QAV), que tornou o Maranhão mais competitivo no cenário nacional, aumentando a oferta de serviços aéreos.
Ações
O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Turismo, tem promovido ações para que o estado retome o seu espaço no cenário turístico nacional. A participação do Maranhão no World Travel Marketing LatinAmerica, um dos maiores eventos de negócios do mundo, a participação na Mostra Viajar, no Parque Ibirapuera em São Paulo e no BrazilNationalTourism Mart (BNTM), exposição de destinos turísticos que acontece no Nordeste são alguns dos exemplos da amplitude e força que o estado vem ganhando no Brasil e no mundo. O Maranhão foi também destaque no jornal El Mundo, da Espanha; e da revista de bordo da Iberia Airlines.


Dez municípios maranhenses sofreram alterações de limites geográficos

Na sexta-feira 26/06, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou alterações de limites geográficos em 11 estados: Bahia (113), Piauí (17), Alagoas (16), Minas Gerais (14), Pernambuco (13), Maranhão (10), Rio Grande do Sul (10), Rio Grande do Norte (7), Espírito Santo (2), Mato Grosso (2) e Paraíba (2). Cada alteração envolve no mínimo dois municípios.
Os mapas refletem mudanças na legislação, alterando os limites municipais, decisões judiciais (Liminares e Mandados) e ajustes cartográficos comunicados oficialmente ao IBGE no âmbito de convênios mantidos com órgãos estaduais.
Essas alterações territoriais foram encaminhadas ao IBGE até 30 de abril de 2014 e incorporadas à metodologia das Estimativas Populacionais de 2014 enviadas ao Tribunal de Contas da União em 31 de outubro de 2014.
No Maranhão foram dez cidades: Bela Vista do Maranhão, Bernardo do Mearim, Bom Lugar, Lago do Junco, Pedreiras, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia do Paruá, São Luiz Gonzaga do Maranhão e Trizidela do Vale. 

Notícia que circula via WhatsApp afirma que o legista que filmou a necrópsia do cantor Cristiano Araújo foi morto com 5 tiros na cabeça!


CIRCULA NAS REDES: legista que filmou Cristiano Araújo foi assassinado


Será verdade?
Será verdade?
Notícia que circula via WhatsApp afirma que o legista que filmou a necrópsia do cantor Cristiano Araújo foi morto com 5 tiros na cabeça! Será verdade?
O assunto foi amplamente compartilhado através do WhatsApp e do Instagram no final de junho de 2015, poucos dias após o vazamento de um vídeo com a alegada necrópsia do cantor goiano Cristiano Araújo – morto em um acidente de carro, no dia 24. De acordo com o texto, o legista que havia gravado o tal vídeo teria sido assassinado com 5 tiros na cabeça por dois homens em uma moto, no Estado de Goiás.
O texto que foi compartilhado é esse: “Mataram o cara que gravou vídeo do corpo de Cristiano Araújo”
Legista que gravou o vídeo do cantor sertanejo Cristiano Araújo e assassinado No interior de Goiás, segundo informações da família, ele teria saído de casa para ir a padaria que fica próximo de sua residência a cerca de 200 metros. Uma moto prata de com dois homens efetuaram os disparos em plena avenida nesta tarde. A polícia civil investiga o caso e crê que pode ser revolta dos fãs .
Mas será mesmo verdade?
Fonte: O Dia Gospel

domingo, 28 de junho de 2015

O LIVRO - TUTÓIA 70 ANOS DESPERTA A OPINIÃO PÚBLICA PARA ALGUNS DESAFIOS HISTÓRICOS




Resgate e fatos em Tutóia ocorrido nos anos 30”
Fonte: Tutóia 70 anos
Odorico Melo Araújo


Por volta do final dos anos 30, chegou em Tutóia, um carioca de nome Olívio Magalhães Bessa. Não era médico, tampouco enfermeiro. Farmacêutico prático era como ele se intitulava. Instalou sua pequena farmácia de manipulação, especialidade na qual logo se revelou exímio. Entretanto, e também por necessidade, seus conhecimentos ultrapassavam os limites da competência do farmacêutico e atingiam outros campos da saúde, levando-o até mesmo a realizar partos.

Após ser nomeado funcionário público federal do Ministério da Fazenda, afastou-se de suas funções originais, mas continuou dando assistência aos que o procuravam (merece uma homenagem). Naquela época médico era artigo raro na cidade, o que deixava a população completamente sem assistência; os casos mais graves  eram encaminhados a cidade de Parnaíba.

A história segue no livro Tutóia 70 anos, de ODORICO MELO ARAÚJO, lançado esse ano 2015
Eis a pergunta para a sociedade tutoiense, o que mudou desde a era 30, para 2015, na SAÚDE PÚBLICA DE TUTÓIA?

Falta vontade política ou uma marcha popular contra os maus gestores que aqui passaram e hoje querem se eternizar no poder?

Outra parte no livro mostra que um episódio ocorrido nesse município e um dos mais relevantes da história política e social, pelo envolvimento de pessoas importantes da classe.

Todavia, poucos anos depois, caiu no esquecimento. As gerações seguintes simplesmente ignoram não apenas este, mas diversos outros acontecimentos que enriquecem nosso passado bem próximo. Hoje, não é demostrado, no âmbito da rede de ensino, nenhum interesse de professores pela pesquisa sobre a história de Tutóia e nenhuma iniciativa de motivar os alunos para isso.

Segundo o Autor(Odorico Melo), Os registros de cartórios e folhetos em forma de livros que existem por aí representam fontes de informação que fornecem uma visão muito restrita e até distorcida da realidade.

Afirma Odorico em seu livro, Que alguns desses impressos contam histórias mirabolantes sem nenhum fundo de verdade, enquanto os fatos verdadeiros aparecem com profundas deformações.

Hoje, entre as poucas pessoas que presenciaram e até participaram dos acontecimentos ou que conheceram as testemunhas e, portanto, poderiam fornecer importantes e verdadeiras informações, a maioria já faleceu.


No livro o Autor, afirma que na internet, aparecem BLOGUEIROS, que lotam páginas com informações completamente distantes da verdade, chegando a inventar fatos que nunca aconteceram na história do município.


Tribunal Superior Eleitoral(TSE) confirma queda de filiados entre 16 e 24 anos nos últimos sete anos


Cai o número de jovens filiados em partidos políticos: PT tem maior queda




PT apresentou a maior variação
PT apresentou a maior variação

Dos governistas à oposição, os principais partidos políticos brasileiros estão envelhecendo. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) obtidos pelo GLOBO revelam que, nos últimos sete anos, incluindo 2015, o número de filiados entre 16 e 24 anos despencou 56% nas cinco maiores legendas: PMDB, PT, PP, PSDB e PDT. Os jovens nessa faixa etária somam hoje 132.292 filiados. Em 2009, eram pouco mais de 300 mil.
O ritmo de perda de filiações entre os mais novos é maior que o verificado na geração imediatamente seguinte, entre 25 e 34 anos. Nessa faixa etária, no mesmo período, houve queda de 9,8% (de 1 milhão para 910,2 mil). O dado comprova que as legendas deixaram de se renovar ao longo desses anos.
A queda do interesse dos jovens em se associar a partidos políticos ocorre em velocidade bem maior do que a redução desse segmento da população no país. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, em 2013, último ano com dados disponíveis, o grupo de brasileiros entre 15 e 24 anos passou a corresponder a 25,24% da população, queda de 0,99% frente a 2009.
O PT sofreu a maior variação negativa. Apesar de ainda ter, entre as cinco siglas pesquisadas, o maior número de jovens em seus quadros, o partido registrou — do fim do governo Lula ao início do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff — uma perda de 60% de filiados até 24 anos: de 94.798, em 2009, para 38.002, em 2015. Na última segunda-feira, o envelhecimento do PT foi criticado por Lula, que defendeu uma “revolução interna”, durante seminário realizado em São Paulo:
— O PT precisa, urgentemente, voltar a falar para a juventude tomar conta do PT. O PT está velho. Eu, que sou a figura proeminente do PT, já estou com 69 (anos), já estou cansado, já estou falando as mesmas coisas que eu falava em 1980. Fico pensando se não está na hora de fazer uma revolução neste partido— afirmou o ex-presidente.
QUEDA DE ELEITORES DE 16 A 18 ANOS
O PMDB teve, proporcionalmente, a segunda maior perda de filiados: 59%. O partido do vice-presidente Michel Temer e dos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), e do Senado, Renan Calheiros (AL), tinha 72.779 filiados até 24 anos em 2009. Hoje, são 29.680. O PDT apresentou variação negativa de 53%, enquanto o principal partido de oposição, o PSDB, nos últimos anos teve déficit de 51%. O PP, por sua vez, apresentou a menor perda, mas viu encolher pela metade a participação dos mais jovens em suas fileiras.
Para Júlio Aurélio, doutor em Ciência Política e pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa, a queda de filiação condiz com a perda de eleitores facultativos nas últimas eleições.
Em 2014, o número de adolescentes com 16 e 17 anos que optaram por votar caiu 31,4% em relação à disputa de 2010: de 2,39 milhões para 1,638 milhão. Na época, o TSE afirmou que essa diminuição é parcialmente “técnica”, porque a metodologia passou a desconsiderar quem completou 18 anos no dia da eleição e, ao mesmo tempo, a população brasileira envelheceu. Contudo, para o cientista político, a baixa adesão ao processo eleitoral reafirma a descrença na política institucional.
— O alistamento eleitoral nunca pegou a maioria dos jovens de 16 a 18 anos e, ainda por cima, veio diminuindo. A baixa participação é, por um lado, negativa para a cultura cívica, já que há uma aversão a partidos e à vida política institucional; mas, por outro, é positiva, uma vez que os jovens têm encontrado formas alternativas de participação — afirma Aurélio.
Esse desinteresse também se manifesta no acompanhamento das principais pautas da agenda política do país. Segundo pesquisa divulgada pelo DataSenado há duas semanas, sobre a aprovação da reforma política, 63% dos jovens de 16 a 19 anos ouvidos não sabiam que o Congresso e a sociedade debatem o assunto — a maior porcentagem entre todas as faixas etárias consultadas. Os mais jovens, por outro lado, são também os mais otimistas: 84% disseram acreditar que a reforma traria vantagens.
Fonte: O Globo

PROFESSORA E COORDENADORA DANÇA E RITMO RAFAELA NASCIMENTO




DANÇA & RITMO


AGORA NOVIDADES EM SERIEMA!!!

Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano, através da relação corpo e mente.

Ritmo de forma geral é a repetição periódica de elementos no tempo ou no espaço.

Movimento enquanto dança é a ação que usa o corpo para criar formas ordenadas.

A relação que podemos estabelecer entre ritmo e movimento é que o ritmo é o padrão de tempo em torno do qual se realiza o movimento. Sem música não há dança. Sem movimento corporal também não. A dança, portanto, apenas ocorre quando o corpo executa movimentos a partir de um determinado ritmo.



VENHA SE DIVERTIR COM NOSSOS RITMOS ENVOLVENTES.


Mais informações ligue: 98893-6586
Coordenadora e Professora RAFAELA NASCIMENTO


COMARCA DE TUTOIA: inscrições para seleção de projetos começam nessa segunda (29)


        

Inscrições:

               
Começam na próxima segunda-feira (29), na Comarca de Tutóia, as inscrições para a seleção de projetos para obtenção de recursos da Justiça arrecadados através de transações penais, prestações pecuniárias e suspensão condicional de processo ou pena. A seleção é objeto de edital assinado pelo juiz Rodrigo Otávio Terças Santos, titular da unidade.

Segundo o edital (Edital 01/2015) podem participar da seleção empresas públicas ou  privadas com comprovada finalidade social, sediadas em Tutóia ou Paulino Neves, regularmente constituídas há pelo menos um ano e dirigidas por pessoas que não tenham sido condenadas pela prática de atos de improbidade administrativa ou de crimes praticados contra a administração pública.

Os interessados em se inscrever devem se dirigir ao Fórum Des. Marcílio Moura Carvalho (Rua Celso Fonseca, s/n, Centro), de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 07 de agosto, quando se encerra o período de inscrições.

O resultado da seleção será divulgado na página da Corregedoria Geral da Justiça (www.tjma.jus.br/cgj), até o dia 21 de agosto.

Documentos –  Entre os documentos exigidos para a inscrição, o projeto a ser desenvolvido no âmbito da Comarca de Tutóia ou Paulino Neves, com atividades de caráter educativo (escolar, esportivo) de crianças, adolescentes ou idosos, com valor até R$ 6.000,00 (seis mil reais); certidões negativas da entidade, cíveis e criminais, emitidas pelos órgãos da Justiça Estadual e Federal da Comarca de Tutóia; certidões de antecedentes cíveis e criminais emitidas pelos órgãos da Justiça Estadual e Federal, da Comarca de Tutóia, bem como das Comarcas nas quais os respectivos dirigentes residam e tenham residido nos últimos 5 anos; certidões de quitação de tributos federais, estaduais e municipais da entidade e dos dirigentes e certidões de quitação eleitoral dos respectivos dirigentes.

De acordo com o edital, os projetos selecionados deverão ter execução iniciada em até 60 dias, sob pena de exclusão do certame, e terão validade até o final do ano de 2015, desde que cumpridas as condições impostas.

“Não havendo candidatos interessados ou aptos, o Juízo da Comarca de Tutóia decidirá, em cada caso concreto, a destinação das verbas arrecadadas, fazendo consignar, em cada processo, a destinação e o emprego respectivos”, reza o documento.

Marta Barros
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
(98) 3198-4636/ 3198-4624
Confira o edital em anexo