segunda-feira, 31 de agosto de 2015

AÇÃO DA COMUNIDADE - MOBILIZAÇÃO SERÁ O FOCO DE ALGUMAS COMUNIDADES





Imagens das últimas semanas no povoado de CAJAZEIRAS - Tutóia - Ma







Diante das dezenas de comunidades isoladas pela ausência das políticas públicas, que seria mobilizado pela Prefeitura Municipal, desse município ainda teremos que esperar por longos e difíceis dias no melhoramento da qualidade de vida dessa população.

Uma cidade que tem seu povo vivendo do jeito que pode, ainda busca na linha do horizonte as respostas das tamanhas boladas já recebidos por esse pequeno município que aponta menos de 70 mil habitantes.

Mas parece que aos poucos algumas comunidades tentam acordar com tamanho isolamento causado pela Prefeitura Municipal, onde existem homens que ainda acreditam na escravização de um povo, e que essa realidade não possam mudar. É o caso da comunidade de CAJAZEIRAS, há pouco mais de 25 km, do centro de Tutóia, onde uma vila de pescadores, lavradores, vem sofrendo há anos pela ausência das políticas públicas. 

o titular do blog, tem observado nos últimos meses que as tristes realidades possam ser mudadas e só depende das comunidades, entender que os maus homens que prometem serem compromissados com as ações de investimentos diante da grande bolada enviado das duas fortes federações. ESTADUAL E FEDERAL, fica para trás.

As imagens das últimas semanas servirá de exemplo para outras comunidades agora em acordarem que tudo é possível mudar com a união, organização da própria comunidade.



V CONFERÊNCIA REALIZADA EM PAULINO NEVES NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA - ECA



Paulino Neves realiza V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente



Na última sexta-feira (28) várias instituições e alunos e professores de escolas públicas do município participaram de debates sobre o ECA-Estatuto da Criança e Adolescentes e propostas que integrarão um plano articulado sobre os direitos das crianças e adolescentes.

A reunião aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e teve a participação de duas conselheiras estaduais do Conselho Tutelar e Conselho de Direitos de São Luis.

Entre as principais discussões apresentadas no evento mereceram destaque o cuidado da família e do estado para essa parcela da população o que, segundo Djalma Soares, presidente do Conselho Municipal de Direitos de Paulino Neves que estava coordenando os trabalhos, "é importante destacar estes dois pontos quando se trata de direitos de crianças e adolescentes", afirmou ele.

Na abertura um grupo fez uma apresentação com flautas e com um coral de vozes infantis. Veja imagens do evento:





Professor Almir e seu filho de 6 anos autor do desenho da capa do livreto distribuído no evento



Discussões nos grupos


Conferecistas de São Luis


VÍDEO. POPULAÇÃO PROTESTA DURANTE A SESSÃO DA CÂMARA EM SANTA QUITÉRIA - MA




Revolta em Santa Quitéria - Ma


Após leitura do secretário da casa, de ambos os requerimentos, eis que o presidente da casa anunciou que os requerimentos seriam entregues ao assessor jurídico da casa, identificado como Salatiel, para somente na próxima semana voltar a ser julgados, como se ali estivesse projetos de lei, que fizesse necessário parecer jurídico e de comissões. O público presente ficou eufórico e entrou sonoras vaias. Os demais parlamentares iniciaram um bate boca, cobrando a votação imediata dos requerimentos, em especial o que tratava da CPI.
Antônio “Crispim”, como popularmente é conhecido, empurrou a batata quente pra o assessor jurídico da casa, que tentou remendar de todas as maneiras a decisão do edil, irritando ainda mais o povo e parlamentares presentes. O líder do governo, Domingos do Nascimento Viana, até que tentou ajudar, mas o povo inconformado o calou ao som de mais vaias.

Secretário de Estado de Articulação Política, Márcio Jerry (PCdoB), se reuniu com o deputado estadual Léo Cunha (PSC) e o prefeito de Campestre, Valmir Morais (PT) na última quarta-feira (26)



Secretário intensifica agenda de articulação política

marciojerry
O Secretário de Estado de Articulação Política, Márcio Jerry (PCdoB),  se reuniu com o  deputado estadual Léo Cunha (PSC) e o prefeito de Campestre, Valmir Morais (PT), na última quarta-feira (26), para tratar das parcerias firmadas entre o estado e o município.
Entre as pautas da reunião, foram tratados assuntos referentes aos convênios de 2013 e 2014. Entre as demandas do município, estão enumeradas melhorias em pavimentação, poços artesianos, saúde, estradas e iluminação pública. De acordo com o prefeito, a parceria entre estado e município é fundamental para que a cidade tenha a assistência devida. Ele chamou a atenção para a infraestrutura da cidade.
“Campestre tem avançado muito, mas para que continue progredindo precisamos da assistência do governo e assim termos recursos para levar nossos projetos para frente, principalmente na infraestrutura. Agradeço o empenho do deputado Léo Cunha e no quanto ele tem sido importante para a evolução de Campestre”, disse o prefeito Valmir Morais.
De acordo com o deputado Léo Cunha, o secretário Márcio Jerry garantiu que Campestre não deixará de ser assistida pelo Governo. “Os campestrenses podem ficar tranquilos, pois os seus interesses estão sendo tratados com muita atenção junto ao Governo do Estado. Quero parabenizar o prefeito Valmir pelo esforço em levar melhorias para o seu povo. Estamos no caminho certo”, declarou o deputado.
Maranhão da Gente

MANOBRA NA CRIAÇÃO DE UMA CPI EM SANTA QUITÉRIA - MA



Presidente da Câmara de Santa Quitéria barra CPI para investigar prefeito Moreirão


Prefeito de Santa Quitéria, 'Moreirão'
Prefeito de Santa Quitéria, ‘Moreirão’
Mesmo com a Câmara Municipal de Santa Quitéria lotada de populares, com faixas nas mãos pediam a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquéritos para investigar as suspeitas de corrupção da administração do prefeito Sebastião Moreira (PR), o ‘Moreirão’, uma manobra desrespeitou o parlamento e o povo, e barrou a CPI.
Os populares aguardavam a criação da Comissão desde a última semana, quando novamente lotaram o palácio legislativo, pedindo o fim da corrupção no município. Na referida sessão o presidente da casa, Antonio José dos Santos Araújo, não esteve presente, alegando que estaria doente. O detalhe é que ele tentou boicotar de todas as maneiras a realização da mesma, supostamente ordenando aos funcionários da casa, que fechassem todas as dependências do recinto e desligassem os aparelhos de sonorização.
Na ultima sessão, após abertura, o presidente da Câmara de imediato ignorou a leitura da ata da sessão anterior, alegando que a mesma não seria válida, mesmo tendo ocorrido com quórum, conduzida pelo vice-presidente Raimundo Nonato Ferreira (Nonato da Colônia), e registrada em ata. A atitude do edil irritou os demais colegas, prenunciando o clima tenso que reinaria durante toda sessão.
Sessão da Câmara de Vereadores de Santa Quitéria. Foto reprodução: Blog Interligados
Sessão da Câmara de Vereadores de Santa .Sessão da Câmara de Vereadores de Santa Quitéria. Foto reprodução
Na pauta da casa dois requerimentos, um que pedia a criação de uma comissão médica, para avaliar as capacidades físicas e mentais do prefeito do município, haja vista as lesões causadas pelo AVC que sofreu, e a outra para instauração da CPI, para investigação das denúncias de desvios de recursos em diversas secretarias.
Após leitura do secretário da casa, de ambos os requerimentos, eis que o presidente da casa anunciou que os requerimentos seriam entregues ao assessor jurídico da casa, identificado como Salatiel, para somente na outra semana voltar a ser julgados, como se ali estivesse projetos de lei, que fizesse necessário parecer jurídico e de comissões. O público presente ficou eufórico e entoou sonoras vaias. Os demais parlamentares iniciaram um bate boca, cobrando a votação imediata dos requerimentos, em especial o que tratava da CPI.
Antônio “Crispim”, como popularmente é conhecido, empurrou a batata quente pra o assessor jurídico da casa, que tentou remendar de todas as maneiras a decisão do edil, irritando ainda mais o povo e parlamentares presentes. O líder do governo, Domingos do Nascimento Viana, até que tentou ajudar, mas o povo inconformado o calou ao som de mais vaias.
Os parlamentares insistiram na votação, mas o presidente da casa disse que não aceitaria a votação dos requerimentos, sem aval do assessor jurídico da casa, que pelo que se viu tem mais poder que os próprios membros do poder legislativo do município.
O próprio vice-presidente, Nonato da Colônia, chegou a questionar a autoridade do assessor, lembrando que ele era apenas um funcionário daquela casa e que as decisões ali tomadas eram de responsabilidade de seus legítimos membros.
Por fim, após calorosas e eufóricas discussões, o presidente da casa usou do microfone para tascar: “Declaro a sessão encerrada”, num total ato de desrespeito aos colegas e ao povo, que aguardava ansioso o desfeche da sessão.
O edil vendo o povo e colegas irritados com sua injustificada atitude, saiu de fininho. Uma cena lamentável e vergonhosa.

REFLEXÃO DE ABDON MARINHO NO MAR DE CORRUPÇÃO EM CIDADES BRASILEIRAS


Qualquer um não serve




Logo mais, no começo de outubro, começará a ser definido o quadro eleitoral para 2016. Como os pretensos candidatos devem comprovar filiação aos partidos políticos e o  domicilio eleitoral um ano antes da eleição, saberemos, ao menos em tese, os que poderão disputar  – e por qual partido –, os pleitos.
Digo em tese porque, se no Brasil até o passado pode ser mudado, o presente e o futuro, sequer devemos discutir. Estes mesmos é podem sofrer alterações.
No maluco quadro eleitoral maranhense muitas ainda serão as rasteiras e golpes a serem engendrados, inclusive com o apoio de instituições como a justiça – que terá um papel de destaque (para o bem e para mal) –, nas próximas eleições.
Neste momento de definições me assalta uma indagação: será que o episódio de Bom Jardim, tão amplamente divulgado, servirá de lição para os eleitores? Será que motivará os eleitores a escolher melhor? Será que convencerá da certeza cristalina de que qualquer um não serve? Que o voto inconsciente ou em troca de um favorecimento pessoal, tem consequências desastrosas por quatro ou oito anos?
Alguns amigos, com quem fiz essas reflexões, foram pessimistas.
A larga maioria trilhou no caminho de que nada mudará e que os eleitores continuarão votando sem pensar nas consequências do voto e que, imagina-se,  a grande parte deles, irá as urnas no ano que vem pensando mais em si, no que poderá “lucrar” individualmente, em detrimento dos interesses coletivos. Um ainda disse que se a gestora de Bom Jardim possuir condições de disputar é capaz de ganhar.
Estarão certos o que assim pensam? Será que, apesar do escárnio, do deboche, da ostentação de certos gestores (não apenas esta que ocupa a mídia no momento), os eleitores não se convenceram de que qualquer um não serve?
Embora seja um otimista por natureza, o que vejo, também, caminha no rumo do pessimismo.
Falei outro dia do balcão de negócios que se tornou os partidos políticos – com dirigentes decidindo que este ou aquele poderá ou não ser candidato, desde que compre a vaga. Muitas são as denúncias neste sentido.
Noutra quadra – também já falei disso inúmeras vezes –, se ouve dizer que a política no Maranhão está completa e irremediavelmente ligada aos agiotas. Já neste momento, são estes cidadãos, que crescem e sobrevivem desde oficio e que as autoridades policiais e judiciarias fingem não existir, que estão bancando as compras de legendas, não apenas para garantir as candidaturas dos seus, mas, sobretudo, para impedir que os adversários dos seus protegidos disputem.
Repito: Dizem que o grande lance do momento na política do Maranhão não é a velha disputa com abuso do poder econômico ou politico, compra de voto e outras mazelas. Viram que sai mais barato impedir que os adversários disputem.
A dura realidade – assim nos chegam diversas informações –, é que está em curso o “sequestro” do estado, através do poder politico local, por estes agentes do crime. Estes que desde já, passam a custear as despesas e a investir em pretensos candidatos, para, a partir de 2017, passarem a dominar os recurso públicos nos municípios.
O modus operandi é este que os veículos de comunicação estão exaustos de mostrar: licitações absurdas, obras não realizadas, simulação de entrega de mercadorias e serviços.
Os gestores, embora participes, arrisco dizer, são apenas um elo na corrente criminosa. Muitos, por ingenuidade ou tolice, entram neste tipo de aventura e quando se dão conta, não conseguem mais se afastar, não possuem condições financeiras ou físicas de romper, pois coloca em risco a própria vida ou a de seus familiares. Costumo dize que estes desonestos são os piores tipos de ladrões – roubam, ganham fama de ladrões, muitos respondem a processos, são condenados, ficam com nome sujo e devendo o que não possuem – em favor dos outros, dos agitas, dos picaretas que bancaram suas eleições.
Se analisarmos o quadro politico no nosso estado iremos constatar que a cada pleito o quadro de representantes vai ficando pior. Se estamos com uma péssima safra de políticos ruins, deputados, prefeitos, etc., podem apostar sem medo de perder que os sucessores serão piores. Com as ressalvas e exceções de sempre, claro. Faço esta análise há mais de trinta anos, é o que vejo.
Tal situação, aliada ao medo de serem confundidos, faz com que as pessoas de bem se afastem da política, fujam do exercício de qualquer mandato.
Com isso, a cada dia se cristaliza o sentimento de que a política é uma atividade de bandidos. Não recrimino os que pensam assim.
A corrupção parece está enfronhada em toda malha social. Há denúncias sérias e consistentes, inclusive divulgadas na mídia, da existência de uma “máfia” trabalhando  pela cassação de prefeitos, onde o “tira-e-bota” torna-se um negócio rentável, pois os operadores ganham para tirar, ganhar botar e tudo gerando custos financeiros que no fim das contas será suportado pelo conjunto  da sociedade.
O papel depurador das instituições (quase todas corrompidas) deve ser exercido pela sociedade e não o contrário.
Não adianta o cidadão ficar esperando que instituições, permeáveis à corrupção, resolvam seus problemas.
A sociedade, sim, precisa ficar atenta na escolha dos seus representes, separar os que servem daqueles que não servem, verificar que forças se encontram por trás das candidaturas, pois, certamente, os eleitos serão mais fieis a eles que aos eleitores, a sociedade.
Em maior ou menor grau, o Maranhão está repleto de prepostos de interesses escusos. São muitas as “Lidianes” deste Brasil. A original, talvez, não seja mais que uma sombra dos muitos descalabros existentes e dos que estão sendo gestados neste momento, uma tola, uma deslumbrada, uma despreparada contaminada pelos encantos do poder e do enriquecimento sem causa.
O povo, somente ele, será capaz de colocar um basta na sangria sem freio dos cofres públicos. Para isso é necessário compreender a importância de suas escolhas e consequências. Para isso precisa chamar para si a responsabilidade de ser o senhor do seu destino.
Abdon Marinho é advogado.

sábado, 29 de agosto de 2015

FESTEJO NOSSA SENHORA DE NAZARÉ - CARREATA BOM GOSTO A TUTÓIA NA TARDE DE SÁBADO





Fiéis participam da carreata saindo da comunidade de Bom Gosto até o centro da Igreja Matriz



29/08, dezenas de carros, motos, cumpriram a tradicional carreata da festa cristã realizado todos os anos pela Igreja Católica, no município de Tutóia, as festividades religiosas estando a frente com o líder religioso Padre Cláudio e o grupo paroquial.




                              Imagem Nossa Senhora de Nazaré - Segurada por fiéis
                                             Trajeto descida do Bairro Comum
                         Entrada da cidade
                                      Pátio do Centro Paroquial - Momento da chegada da carreata






COMUNIDADE UNIDA E MÃOS FORTALECIDAS - ASSIM FOI "CAJAZEIRAS"





Mutirão inicia o CAIS DO PORTO - Cajazeiras - Tutóia


Imagens de sábado... reuniu dezenas de pescadores, lavradores, comerciantes, voluntários e parceiros do movimento.

Outra importante parceira do movimento que esteve presente foi a Sra. Geisy da Colônia de Pescadores Z-17, Sr. Rodrigues(conselheiro do APA), os professores Evilson do Poço Dantas, Bernardo Pedro.

Informações repassada pelo coordenador do movimento Sr. Denildo de Cajazeiras, que o mutirão seguirá até domingo(30), com as primeiras fases do projeto.

A propagação do evento já vem tomando dimensão das forças voluntárias dentro da própria comunidade com o objetivo que brevemente será concluído o projeto. Afirmou Denildo.




PAULO CRUZ - CONSCIENTIZAÇÃO DO VOTO




Como resgatar o voto consciente ?

Aqui em Tutoia, grande parte dos eleitores quando não vendem o voto, tem como premissa votarem em quem tem mais chances de ganhar. Eis a questão do “VOTO ÚTIL”! O voto tem que valer alguma coisa.

Basear a escolha de seu candidato apenas em pesquisas eleitorais pode ser um erro grave. Este é um instrumento que deveria ser utilizado apenas pelos candidatos para auxiliar nas decisões de campanha e estratégias e não como um critério para o eleitor votar em quem está ganhando, no que está em último. Nas pesquisas eleitorais eles só perguntam em quem você irá votar nas próximas eleições. Isso leva a um pensamento do eleitor que é: “Não vou votar em quem eu quero, pois ele não tem chances de vencer. Então vou votar em quem acho que tem mais chances, para o meu voto não ser perdido, servir para alguma coisa”.

Governar é muito mais do que construir estradas. Obras são muito importantes, mas um hospital lindo não vai curar doenças se não tiver remédios e bons médicos, enfermeiros, psiquiatras, psicólogos e etc. Uma creche enorme não vai cuidar bem do seu filho se não tiver professores e inspetores bem remunerados e formados. Uma ponte bela e com várias pistas não fará seu filho aprender a ler e escrever. No máximo o fará chegar antes na escola. Obras podem ser superfaturadas muito mais facilmente do que na contratação de profissionais, além de atender a interesses de grupos poderosos. Avaliar se um candidato, que já passou pela vida pública, foi bom ou ruim envolve saber como ele trata outros muitos aspectos da administração pública, além de obras, que são os aspectos mais visíveis do que fez, mas não necessariamente os mais importantes.

Nós, eleitores, também devemos ser honestos no sentido de não aceitar a venda de nosso voto, refletir sobre nossos valores e procurar um candidato que represente nossos anseios.
Se um eleitor tem como valores a desonestidade para “se dar bem” em que tipo de candidato ele vai votar? O problema é que um candidato desonesto quando eleito faz mal para muitas pessoas, inclusive para aqueles que votaram e que não votaram nele.
Temos que entender que prefeito e vereadores são funcionários públicos, assim como, a maioria de nós. São empregados para gerir a coisa publica.
Um aspecto interessante a analisar é aquela velha frase “político é tudo corrupto”, mas será que apenas eles são corruptos ou será que os políticos são um reflexo de nossa sociedade. A honestidade não deve vir apenas dos políticos ou candidatos.
Hoje temos muito mais meios para verificar a honestidade dos candidatos, bastando para isto consultar a Internet. O portal da transparecia dos recursos públicos federais(http://transparencia.gov.br) possui os valores e repasses constitucionais para consulta pública.
O sistema eleitoral brasileiro não é perfeito, mas é o sistema que temos. Se não participamos dele, não temos nenhum direito de reclamar das coisas que acontecem no governo. E sem poder reclamar, eles podem fazer o que quiserem e nós ficamos a esmo, jogados no canto, sem praticar cidadania e sem usufruir dos nossos direitos. Vale a pena conhecer os nossos direitos e exigi-los, como é o caso da eleição. No final, somos nós que colocamos os políticos no poder, seja por escolha ou omissão. Então, escolha bem agora nas próximas eleições! (TEXTO ADAPTADO)

MÃO NA MASSA ASSIM FOI A MANHÃ DA COMUNIDADE DE CAJAZEIRAS NESSA MANHÃ





COMUNIDADE DE CAJAZEIRAS DEU O PRIMEIRO PONTAPÉ NA CONSTRUÇÃO DO CAIS DO PORTO NESTA MANHÃ(29)



Imagem do dia... nesta manhã de sábado é enviado pelo Sr. DENILDO MACHADO, Coordenador do movimento que encabeçou o envolvimento que incentivou a união da comunidade de Cajazeiras, povoado à quase 25 km, do município de Tutóia-Ma, na necessidade da construção do Cais do Porto, que só melhorará a qualidade de vida das famílias que muito necessitam do embarque e desembarque. 

Cajazeiras, ainda é uma das comunidades que produz na região a forte cata do caranguejo, também é exportado para alguns Estados Brasileiros.

A união da comunidade liderada pelo jovem coordenador do movimento Sr. DENILDO MACHADO, só vem engrandecer as esperanças de vida daquela gente sofrida.


    Foto: Enviada pelo coordenador Sr. Denildo Machado, nas margens do Porto em Cajazeiras

PAULINO NEVES - PRESIDENTE DA COLÔNIA Z-57 "ELINALDO ARAÚJO É ELEITO



ELINALDO ARAÚJO É ELEITO PRESIDENTE DA COLÔNIA DE PESCADORES EM PAULINO NEVES-MA




Elinaldo Araujo fora eleito ontem sexta (28) o novo presidente da Colônia de Pescadores Z-57 do município de Paulino Neves, em uma votação tranquila e sem chapa concorrente.

Osmar Aguiar que atual presidente conseguiu eleger seu sucessor com o apoio de Geysi, presidente da Colônia de Pescadores, Z-17, de Tutóia (a maior Colônia do Brasil em número de pescadores). 

O novo presidente assume somente em 1 de outubro próximo, uma vez que Osmar Aguiar terá ainda todo o mês de setembro para providenciar a transição da presidência.

O Presidente da Federação das Colônias do Estado do Maranhão, Chicão, participou de todo o processo e disse que a instituição está acompanhando de perto os trabalhos realizados pelas 158 Colônias existentes no Estado.

Neto Pimentel

                                 GEISY  PRESIDENTE DA COLÕNIA Z-17, COM O PRESIDENTE DA Z-57  PAULINO NEVES
                                      BLOGS EM ENTREVISTA AO SECRETÁRIO GERAL DA Z-57






PAULINO NEVES - Maria Onildes vereadora cobra melhoria nas Comunidades






VEREADORA  MARIA ONILDE(PMDB) COBRA PELA ATENÇÃO DO GOVERNO DE PAULINO NEVES NOS DIFÍCIL ACESSOS COM ESTRADAS QUE LIGAM OUTRAS COMUNIDADES...

Vídeo. Abaixo!!!!!!


Com um estilo de voz militante na Tribuna a vereadora do bloco da oposição Maria Onildes(PMDB), cobrou do Sr. Edimar Cantanhede(PSDB-Presidente), encaminhamento ao Executivo, pela construção de algumas estradas que ligam a outros povoados de difícil acessos no deslocamento das famílias que vivem afastadas do centro da cidade.

Durante a Sessão de ontem sexta-feira(28), a vereadora falou da sua possível ausência por algumas semanas em virtude do seu tratamento de saúde que irá se submeter a vários exames ou cirurgia. Disse a parlamentar que gostaria muito que a presidência da mesa, enviasse ao Prefeito Municipal, suas reivindicações pedidos esses que já foram dezenas vezes requerido ao Executivo.

Outra contestação feita pela vereadora Onildes, foi segundo ela, ter sido comentado em um carro de linha que houve provavelmente por um vereador ao cogitar seu nome em um processo de cassação diante das suas ausências na atividade da Casa Legislativa. Com tom de revolta na Tribuna do dia procurou saber pela Mesa Diretora da Câmara, se fosse verdade o assunto dessa natureza, disse ela que gostaria que fosse esclarecido se havia saído por algum vereador da Casa.

João Reis vereador(PRB), disse entender a preocupação da vereadora, no pedido das estradas que ligam algumas comunidades, mas é aguardado um apoio com emenda parlamentar por Deputados que foram apoiados por aquele município em 2014. Já que o governo Flávio Dino, de forma lenta está olhando para o município de Paulino Neves.

Antonio José Barrocão vereador(PSDB), disse desconhecer as acusações da vereadora Maria Onides(PMDB), por alguém que tenha citado seu nome em qualquer comentário de processo de cassação. Mesmo porque todas as suas faltas nessa Casa, tem sido esclarecidos pelo seu estado de saúde.

Com um clima de racha no grupo do atual governo as discussões entre os vereadores: Maria Onilde, João Reis, Antonio José Barrocão, Aldeks, José Garcês, Negão, Edimar Cantanhede, Luizinho, seguiram dentro dos tramites legais da Casa.

Pontapé inicial neste sábado na construção do Cais do Porto



CAIS DO POVOADO CAJAZEIRAS SERÁ CONSTRUÍDO PELA PRÓPRIA COMUNIDADE


Comunidade Cajazeiras se organiza em associação para discutir obra coletiva...




Uma reunião convocada por Denildo da Cajazeiras, um povoado de Tutóia, discutiu a construção de um cais na zona portuária da comunidade para facilitar o embarque e desembarque de pescadores e catadores de caranguejo, pois esta comunidade é destaque na produção de caranguejo que é exportado para o estado do Ceará.

Há anos os trabalhadores da pesca sonham com esse empreendimento que não recebeu a atenção do governo municipal. Diante desse descaso os moradores assumiram a responsabilidade e com apoio de comerciantes e outros parceiros estão tocando o projeto.

E na reunião que aconteceu no último domingo às margens do igarapé da Cajazeiras uma associação foi criada com a finalidade de dar transparência, originalidade e legalidade do projeto comunitário.

Escola do povoado Bezerro sofre pela falta de água.





Descaso em escolas de Comunidades em Tutóia



Segue a triste realidade de obras inacabadas em todo município de Tutóia, nas escolas da rede municipal.

A Unidade Escolar Ipitácio Pessoa, localizada há mais de 20 km, do centro da cidade além de sofrer pela falta de alguns professores, também vive em estado de promessas no abastecimento de água desde quando a Prefeitura Municipal, instalou somente a base de concreto de cimento de uma caixa dágua, como mostram as imagens.

Sem ter uma posição do município com a inacabada obra, vozes da comunidade não sabem a quem recorrer já que seria de competência da própria gestora da Unidade Escolar cobrar  pela agilidade do problema. Outra reclamação feita por pais de alunos da comunidade e com a alimentação escolar, que não chega aos dias do mês pela quantidade de crianças que lá estudam.

Tempos de abandono de um governo que deseja se perpetuar no poder diante dos descasos vivenciados em diversas comunidades. Como: Cajazeiras, Jardim, São Benedito, Cocal, Surrão, Buritizinho, Bezerro e muitos outros povoados que estão no esquecimento.

A constatação se houvessem visitas pela Comissão Parlamentar de Educação da Câmara, do Conselho Municipal do Fundeb, Conselho da Alimentação Escolar, talvez trariam em suas bagagens diagnósticos estarrecedores diante do descaso em todos os povoados que lá apresentam algumas Unidades Escolares.

Mas visitas não são realizadas há meses, mesmo já havendo manifestações por pais de alunos


      Falta de água: Escola U. I. Ipitácio Pessoa, comunidade Bezerro

Ação do governo do Estado homenageia empresas engajadas no projeto escolas mais dignas no Ma


Deputado Marco Aurélio recebe homenagem por adesão ao Programa Escola Digna


flávio dino e dep marco aurélio
O deputado estadual, Professor Marco Aurélio (PCdoB), recebeu na tarde de quinta-feira (27), durante solenidade no Hotel Pestana em São Luís, uma placa em reconhecimento aos serviços prestados pela educação do Maranhão. A homenagem selou também a adesão do parlamentar ao Programa Escola Digna.
A ação do governo do estado serviu para homenagear empresas e parlamentares que se comprometem em destinar recursos para a construção de escolas para garantir dignidade aos estudantes.
Marco Aurélio agradeceu o reconhecimento e a valorização da educação por parte do governador Flávio Dino e da secretaria estadual de Educação. “Essa é uma causa que entro sem a menor dúvida. A educação sempre foi minha principal luta e acredito que tenha que ser a prioridade de um governo sério com o governo do Estado. Meu agradecimento ao Governador e à Secretaria Estadual de Educação por valorizarem a razão maior do nosso trabalho. A todos que permitiram um militante da Educação estar tendo a oportunidade de desenvolver esse trabalho, essa homenagem lhes pertencem.” Concluiu o parlamentar.
Maranhão da Gente

Deputado Federal - Weverton Rocha foi eleito presidente estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT)






11938018_912272335519603_1485083497_nO deputado federal Weverton Rocha foi eleito presidente estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT) durante a convenção da legenda que lotou a parte interna e externa no Patrimônio Show, na manhã de sexta-feira(28) em São Luís.
O evento muito concorrido, contou com a presença de lideranças políticas de todo o estado, além do Presidente Nacional da sigla, Carlos Lupi, e do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que fizeram questão de prestigiar o evento.
O ato partidário marcou a filiação de três jovens lideranças políticas do estado; O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior; Prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim e o prefeito de Caxias, Léo Coutinho, todos assinaram a ficha de filiação do partido, antecedidos por mais 15(quinze) prefeitos da diversas regiões maranhenses.
Mudanças 
Além da saída da direção estadual do suplente de Deputado Federal, Julião Amim, atual Secretário de Estado de Trabalho e Emprego, quem deixa a presidência da Juventude do PDT é Raimundo Penha. Ele foi designado para comandar o partido em São Luis, no seu lugar assume a líder Idalete Rodrigues, que tem a missão de conduzir o rumo pedetista na esfera da juventude em todo o estado.
Informações: Domingos Costa

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Blogueiro "Neto Pimentel" lança resultado da Enquete dos pretensiosos pré-candidatos




Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGvrDrgVlRKDYQTBRiQB9VGVXMKSmDwFkwTU73bhFNI_GXnTlSlrUY14cFF8_DwedlKmTzFrWK_XleY9XWyVSMFii4edoYvyesrzJa45Yyxk59D2Cx1-imHbORB2KdYyCR6FVXRxUPfNA/s640/Sem+t%25C3%25ADtulo.png
Imagem Enquete 

Na última semana, a enquete realizada no Blog do Neto Pimentel, movimentou os bastidores da política de Tutoia, onde simpatizantes de pré-candidatos se movimentaram na busca da dianteira na enquete.

Foram 4.196 votos, onde por Celular ou computador só era possível votar uma única vez, e os 3 primeiros colocados foram Nélio do Porto de Areia, Raimundinho do Poço e Geraldo da Granja.

1º Nélio Porto de Areia 48%
2º Raimundinho do Poço 32%
3º Geraldo da Granja 17%

Os demais nomes inseridos na enquete ficaram na seguinte posição:


4º Ronaldo do Polonês;

5º Neto Pimentel
6º Elivaldo Ramos
7º Rosário Ramos
8º Nazaré do Sindicato
9º Profª. Celiane
10º Prof. Paulo Rogério
11º Antonio Amaral
12º Raimundo do Sintraf
13º Paulo Sousa
14º Osvaldo do São Bento
15º Cabral
16º Pedro Ivo
17º Zé Aldo
18º Natalino do Comum
19º Prof. Jorge Santos
20º Marcos da Seriema
21º Loiro do Barro Duro
22º Valdinar Rodrigues
23º Luis Roseno
24º Gleison do Carlito
A enquete teve a participação de 24 nomes pretensiosos a candidatura de vereador, não foi acrescido nomes que disputarão a reeleição no poder legislativo, até para o povo avaliar quem almeja lhe representar e não tem mandato atualmente.