quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Escola democrática se faz com protagonismo juvenil


Educação

Ampliar a participação do estudante na construção de uma escola democrática, que incentiva o protagonismo juvenil; formar cidadãos livres e conscientes de que podem fazer a diferença nos lugares onde estão inseridos. Esse é o foco do Governo do Estado, que definiu a educação como prioridade e que vem trabalhando nesses 19 meses de gestão para realizar os sonhos de vocês, estudantes, que é ver um Maranhão justo e com oportunidades para todos.
Hoje vivemos um momento novo em nosso estado e você faz parte disso. Como marco histórico para a educação maranhense, milhares de estudantes, pais e profissionais da escola participaram da primeira eleição direta e democrática para gestor escolar. Estudantes de 648 centros de ensino da rede estadual também escolheram os membros do Colegiado Escolar, para o biênio de 2016\2018, e terão representatividade nesse órgão, que é fundamental para as ações democráticas no ambiente escolar e na tomada de decisões sobre questões importantes de âmbito administrativo, político-pedagógico e financeiro das unidades de ensino. Esses dois processos eleitorais prepararam nossos alunos para o exercício da cidadania e posicionamento consciente e responsável diante da sociedade.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conta, hoje, com uma supervisão específica para acompanhar as políticas em prol da juventude dentro das escolas. Neste segundo semestre, vamos lançar o Projeto Caravana Estudantil, com o tema “A juventude do Maranhão pede passagem”, como parte do Projeto Mais Grêmio – ação que visa, sobretudo, estimular o protagonismo juvenil dos nossos estudantes e orientá-los para a criação do Grêmio Estudantil nas escolas. A meta é alcançar todos os estudantes de Ensino Médio matriculados na rede estadual, com a realização de oficinas, palestras, roda de conversas, entre outras atividades importantes para a formação dos nossos alunos, para que se vejam como atores principais no processo de construção de uma sociedade com justiça social e mais direitos.
Com o foco no protagonismo juvenil, vamos implantar no próximo ano 10 escolas em tempo integral, onde serão realizadas ações educativas integradas para a formação holística dos nossos estudantes.
Lançaremos em breve um amplo programa de estágio para os alunos do Ensino Médio, levando-os a um melhor aprendizado, com compromisso e responsabilidade – elementos fundamentais para a construção de sua carreira profissional.
Também estamos fomentando a participação dos nossos estudantes em programas de âmbito nacional que incentivam o protagonismo juvenil, entre eles o Programa Jovem Embaixador, que propicia a alunos brasileiros da rede pública, com perfil de liderança, intercâmbio nos Estados Unidos. E os programas Parlamento Jovem e Jovem Senador, que possibilitam aos alunos de Ensino Médio a vivência do processo democrático na Câmara dos Deputados e no Congresso, respectivamente.
Estamos trabalhando, diuturnamente, para garantir as condições necessárias para que a escola efetivamente possa ser um espaço de aprendizagem com qualidade. Atualmente, mais de 300 escolas já passaram ou estão passando por reformas em todo o estado. Alguns prédios foram totalmente reconstruídos. As escolas estão ganhando salas climatizadas, cadeiras novas, acessibilidade, entre outras melhorias. Tudo isso para proporcionar conforto, segurança e um ambiente acolher, que motive o estudante a aprender.
Estudante, acreditamos em seu potencial e criatividade como protagonista na transformação de sua realidade local, seja na escola, nos grupos sociais ou em sua comunidade, contribuindo, dessa forma, com a mudança e melhoria das condições de vida da nossa gente. Sinta-se parte desse processo, porque o Governo é todos nós!
Avante, estudantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário