sábado, 27 de agosto de 2016

Idéias sensacionais para os novos prefeitos e vereadores


Os candidatos a prefeitos e a vereadores nunca apresentam propostas eficientes para as mudanças que a sociedade precisa. A contribuição das universidades e dos institutos de produção científica deve ser utilizada para que se faça a administração municipal corretamente. Seguem treze propostas para os prefeitos e vereadores realizarem em seus municípios para melhorar a qualidade de vida da população.
1- Pegar o mapa ou a imagem em “Google Earth” de todo o território de seu município e tombar todas as áreas de vegetação nativa preservada, incluindo todos os rios, lagos, nascentes e reservatórios subterrâneos de água mineral. Na maior área preservada do município criar o Parque Zoobotânico Municipal, mantendo os corredores ecológicos entre todas as áreas de mata que forem descontínuas.
2- Ainda no zoneamento localizar jazidas de minérios, sítios históricos e arqueológicos para também fazer o tombamento destas áreas. Todo o material histórico e arqueológico dos povoados, artefatos antigos, pedras de corisco, amostras de minérios, fósseis, machadinhas indígenas, meteoritos, lixo espacial, etc., tudo deve ser reunido e restaurado para criação do Museu de Ciências, História e Arqueologia do Município, que deve funcionar juntamente com a Biblioteca Municipal e com utilização obrigatória pelas escolas.
3- Homenagear todos os personagens históricos da cidade, vivos ou já falecidos.
Publicação de livros de contos e poesias e da História do Município com muitas ilustrações e casos ligados à fundação e ao primeiro nome da cidade.
4- Escolha do ponto mais alto e com céu mais limpo do território municipal para criação e instalação do Observatório Astronômico Municipal, do Relógio de Sol e do Planetário Municipal que devem ser acompanhados de uma boa Universidade Municipal.
5- Criação e expansão da guarda municipal com abertura de concurso público de pessoal capacitado e numericamente suficiente para estabelecimento da Guarda Ambiental para atuarem nas praças, ruas e áreas de lazer e preservação de todo município.
6- Ampliação ou criação de um novo modelo de Estação Rodoviária Municipal que centralize as atividades do transporte público urbano, rural, intermunicipal, interestadual, transporte escolar e turismo. E que seja bem administrada, bem limpa, segura e atraente.
7- Criação e instalação de um Centro de Produção de Plantas Medicinais, para beneficiamento e produção de medicamentos naturais para a população, atividade que deve ser realizada em conjunto com a apicultura e meliponicultura, para inserção obrigatória de mel de abelhas na merenda escolar.
8- Fusão das secretarias municipais de educação, saúde e meio ambiente, para fortalecimento dos recursos para as políticas ambientais e controle de endemias e epidemias. Ação que deve ser acompanhada da construção, instalação e manutenção de um laboratório de ciências completo, com técnicos e profissionais exclusivos, em cada uma das escolas municipais e escolas estaduais de nível médio.
9- Criação e instalação imediata de empresas cooperadas para coleta, seleção, processamento e reciclagem de todo o lixo, resíduos sólidos, e de todo o esgoto e de toda a água servida, em todo o território municipal.
10- Levantamento de todos os músicos, instrumentistas, professores de música, cantores e compositores do município para a criação, construção, instalação e manutenção da Escola de Música do Município. Realização que virá acompanhada da criação, instalação e manutenção da Banda ou Orquestra Musical do Município.
11- Levantamento de todos os artistas plásticos, desenhistas, artesãos, costureiros, figurinistas, sapateiros, relojoeiros, colecionadores, serralheiros, escultores, arquitetos, etc., para a criação, construção, instalação e manutenção da Escola de Artes do Município.
12- Levantamentos de todos os repentistas, cantadores, contadores de causos, contadores de estórias, comediantes, palhaços, mágicos, dançarinos, pirotécnicos, inventores, construtores, engenheiros, domadores, hipnotizadores, equilibristas, lutadores, imitadores, etc., para criação, construção, instalação e manutenção do Circo Municipal e da Escola de Circo da Cidade.
13- Convocação dos anciãos, antigos líderes, professores, pedagogos, psicólogos, aposentados, poetas, escritores, grupos folclóricos, personagens destacadas, engenheiros, arquitetos, médicos, biólogos, ambientalistas, políticos, religiosos, comerciantes, empresários, juristas, advogados, policiais, etc., para que juntamente com os vereadores e o prefeito elaborem o planejamento da utilização de todo o território municipal na forma de um Plano Diretor Participativo.
Sérgio Brenha- Professor da UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário