quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Os municípios da Rota das Emoções e os três Parques Ecológicos. MA-CE-PI


Rota das Emoções

O que é a Rota das Emoções

Ninguém sabe ao certo quando a Rota das Emoções nasceu. Na primeira década dos anos 2000 os bugueiros da região que compreende essa rota passaram a explorar e divulgar mais o turismo em cidades pequenas e que ficavam entre os três estados. Cada um tem um atrativo natural de grande porte e foi então que o Sebrae, juntamente com o Ministério do Turismo sacou isso e resolveu traçar um caminho que ligasse os três e passasse por cidades que você jamais imaginou e são donas de cenários incríveis.
O resultado foi que, em 2009, a Rota das Emoções foi eleita no 4º Salão do Turismo como sendo o Melhor Roteiro Turístico do Brasil. Esse é um evento de porte internacional e considerado o maior evento de turismo de toda a América Latina. Não demorou muito tempo para que o destino ganhasse fama dentro e fora do país.
Para quem gosta de destinos ecológicos, terá muito o que aproveitar nesse caminho. A ideia, como dissemos antes, foi traçar uma rota que passasse por três parques de grande importância no Nordeste – o Parque Nacional de Jericoacoara (CE), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA). Além disso, pensou-se em trabalhar e divulgar mais os atrativos de pequenas cidades que ficam entre eles e que mereciam reconhecimento.

Os Municípios da Rota das Emoções

Imagine uma linha que liga os três parques ecológicos que citamos no tópico anterior. Foi exatamente essa linha imaginária que o Sebrae usou para traçar a Rota das Emoções e escolher cuidadosamente cada um dos municípios que fariam parte do atrativo.
Com isso, chegou-se à uma lista com 14 cidades. São elas (por ordem alfabética): Araióses (MA), Barreirinhas (MA), Barroquinha (CE), Cajueiro da Praia (PI), Camocim (CE), Chaval (CE), Cruz (CE), Ilha Grande (PI), Jijoca de Jericoacoara (CE), Luis Correia (PI), Parnaíba (PI), Paulino Neves (MA), Santo Amaro (MA) e Tutóia (MA).
Você não precisa parar e passar muitos dias em cada um desses municípios. Uma boa média estipulada pelo Sebrae para conhecer e aproveitar a Rota das Emoções de forma completa é de 6 dias. Menos do que isso é pouco provável que você aproveite o caminho como ele pede. Alguns lugares não te tomarão muitas horas, mas outros pedem um dia ou mais para serem explorados.
Claro que se você tem mais do que seis dias para curtir uma viagem dessas, a recompensa é bem maior! Dá para passar pelo menos um dia em cada cidade e conhecer o destino com mais calma e tranquilidade. É justamente quando a beleza é descoberta!





Nenhum comentário:

Postar um comentário