domingo, 21 de agosto de 2016

Tutoia Velha já foi um grande centro comercial no século XIX


Imagens do dia em Tutoia-Velha


Foi lá que inicialmente, se instalaram os grandes e ricos coronéis, comerciantes e, pecuaristas, inclusive Paulino Neves, que apesar de portador da patente comprada de coronel da Guarda Nacional, fugia à regra dos demais, por exercer funções de agenciador de navios.






Para realizar seu trabalho, era necessário se deslocar a cavalo para o porto, vencendo uma distância de duas léguas(13,2 quilômetros). A solução para esse problema foi encontrada com sua mudança para salinas, como era conhecida a região portuária e onde ele construiu o Chalé dos Neves, onde residiu até o final de sua vida.

A emancipação aconteceu em 1938. Com isso, o antigo porto se transformou em sede do recém-criado município de Tutoia e Tutoia Velha, virou povoado. O porto, relativamente movimentado, representava, com exclusividade, o estado do Piauí, mesmo já reconhecidamente como sendo o segundo do Maranhão. Vários navios de pequena e grande cabotagem, inclusive de passageiros, passavam por aqui. Todavia, o único produto local exportável era o sal produzido em pequenas salinas localizadas na periferia, além da amêndoa de coco babaçu e do tucum, oriundos do estado vizinho, Na década de 40, com a instalação da Empresa Salineira Igoronhon SA, o produto passou a ser exportado em grande escala para o sul do País, em navios com capacidade para o transporte de 6 a 12 mil toneladas de carga. 

A maior movimentação portuária era a de importação de produtos do sul do Brasil e do exterior por empresas de Parnaíba, Teresina e de outras sediadas no sul do Maranhão.

Do ponto de vista político, o País ainda era governado pela ditadura de Getúlio Vargas. Não existiam eleições e o município era administrado por intendentes nomeados pelo interventor do Estado ou pelo governo federal. O cargo normalmente era ocupado por pessoas de destaque na comunidade, tais como comerciantes ou alto funcionários públicos, muitos deles ainda portadores de patentes da Guarda Nacional, havendo um intenso revezamento, de acordo com o prestígio de que desfrutavam naquele momento. Segundo fontes da época, houve ocasião em que dois dirigentes foram empossados no mesmo dia, um após a deposição do outro. As cerimônias de posse eram feitas, normalmente, por forças militares procedentes de Parnaíba, mesmo em se tratando de um município maranhense. Assim é um pedaço do "Livro Memória" Autor Odoríco Melo Araújo 

Tutoia, 1938 - 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário