segunda-feira, 12 de setembro de 2016

SÃO LUÍS: A capital de todos os maranhenses


Flávio Dino, Governador do Maranhão

Por Flávio Dino
Fico feliz, neste aniversário de 404 anos da nossa capital, por estar contribuindo com a melhoria de qualidade de vida na cidade em que nasci. Estão bem visíveis avanços como o Programa Mais Asfalto, as avenidas Interbairros, o Expresso Metropolitano, a Praça da Lagoa, a reforma de escolas, praias mais limpas, o aumento de viaturas e de policiais. Mudanças que podem ser simbolizadas pela presença das famílias nas ruas da cidade nesta semana de comemoração, com atividades que valorizaram os artistas daqui, ativando a economia da cultura.
Com o Programa Mais Asfalto, em parceria com a Prefeitura de São Luís, já pavimentamos 1.800 vias urbanas da capital, melhorando o acesso das pessoas ao trabalho, educação e lazer. Outro programa importante para a mobilidade na cidade é o das avenidas Interbairros, que está construindo 14 conexões com investimentos de R$ 32 milhões. São novas vias de acesso, num total de mais de 20 quilômetros, que estão desafogando o trânsito das principais avenidas da capital. Cito ainda intervenções como a do retorno do aeroporto e a da Forquilha, esta última ainda em andamento e que vai resolver problema grave e antigo, quando estiver 100% pronta, incluindo uma ponte perto do shopping Pátio Norte.
Nesses 404 anos, a cidade também cresceu e juntou-se a outras, formando a região metropolitana da Grande Ilha. Por isso, oferecemos o serviço do Expresso Metropolitano, com 36 ônibus com ar condicionado que atendem os quatro municípios da Ilha, transportando 25 mil passageiros diariamente. E cuidamos de regiões fronteiriças, como a avenida Tancredo Neves e o Parque Vitória. Vale mencionar também a correção daquela inusitada avenida cheia de postes e sem adequação para o trânsito, na região do Aracagi.
Em áreas essenciais como educação e saúde, também fizemos entregas importantes para a cidade, como o Centro NINAR para crianças com
problemas de neurodesenvolvimento e a ampliação do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, que agora conta com tomógrafo, além de 22 leitos da UTI neonatal e 8 da UTI pediátrica. E ainda estamos construindo, em parceria com a Prefeitura, o novo Hospital da Criança.
Ao mesmo tempo, entregamos 8 escolas reconstruídas e mais quatro estão recebendo reforma geral. Das 118 escolas da capital, 107 já receberam serviços de manutenção. Melhoras das condições de ensino em todo o estado, que já começam a aparecer por meio do crescimento nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) divulgadas esta semana pelo Ministério da Educação. Conseguimos o segundo maior crescimento do Brasil, apenas com um ano de trabalho. Em 2017, quando da divulgação do novo IDEB, estaremos ainda melhores, tenho certeza disso.
Do mesmo modo, estamos evoluindo na segurança, área complicada em todo o Brasil. Por conta do investimento em mais viaturas e mais policiais nas ruas, estamos diminuindo os números da criminalidade. Prova disso que os homicídios na Grande Ilha caíram 22,5% agora em agosto. E o número de assaltos a ônibus caiu 25%.
Fico feliz de contribuir, juntamente com os servidores do Governo do Maranhão, para construir uma capital da qual tenhamos cada dia mais orgulho. Que respeite e valorize sua história de quatro séculos e que esteja de braços abertos para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário