quarta-feira, 21 de setembro de 2016

TSE aprova envio de tropas federais para 8 estados durante as eleições


Temer permitiu envio e definiu que cabe ao tribunal decidir local de atuação. Forças Armadas permanecerão nas cidades nos dias 1º e 2 de outubro.

Renan Ramalho e Mariana Oliveira
Do G1 e da TV Globo, em Brasília
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na terça-feira (20) o envio de tropas federais para reforçar a segurança em diversas cidades dos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Rio Grande do Norte, Tocantins, Acre e Pará durante as eleições.
Os pedidos foram apresentados pelos juízes eleitorais que atuam nos municípios e tiveram aval dos governadores. No fim de agosto, o presidente da República, Michel Temer, liberou a atuação das Forças Armadas e definiu que cabe ao TSE decidir os locais e os períodos.
As Forças Armadas permanecerão nos municípios nos dias 1º e 2 de outubro – véspera e e dia do pleito, respectivamente.
O maior contingente deverá ser enviado para o Rio Grande do Norte, para atuar em 79 municípios. Em agosto, dezenas de cidades sofreram uma série de ataques, reivindicados por uma facção criminosa insatisfeita com a instalação de bloqueadores de celular.
Muitas cidades pedem reforços em razão da presença de tribos indígenas, como é o caso de Caarapó (MS), que teve o pedido deferido.
Alguns índios entendem que, em razão de terem direitos regulados por leis federais, não devem se submeter às forças estaduais de segurança, como Polícia Civil e Polícia Militar. É o caso do Pará, para onde serão envidas tropas para 70 municípios.
O TSE também aprovou o envio da Força Nacional para a região metropolitana do Rio de Janeiro. O efetivo já está na capital desde o fim da Paralimpíada e ficará até o dia da eleição.
O tribunal também rejeitou o envio de tropas federais para o Piauí, uma vez que o governador do estado, Wellington Dias, garantiu que a força de segurança local terá condições de garantir a segurança no período da eleição.
Como Temer já deu a aprovação para o envio das tropas, o TSE acertará os detalhes para o deslocamento dos efetivos com o Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário