sábado, 22 de outubro de 2016

‘Deixa eu responder em liberdade’, diz José Dirceu a Moro


“Não é crível que alguém acredite que eu vou fugir ou obstruir a Justiça ou muito menos que sou uma ameaça à ordem pública na situação em que eu estou"

alx_5-jose-dirceu-prisao_original.jpeg

Condenado a 20 anos e dez meses de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa, e réu em outra ação penal da Operação Lava Jato, o ex-ministro José Dirceu aproveitou uma audiência diante de Sergio Moro na Justiça Federal em Curitiba na sexta-feira para apelar às emoções do magistrado. Ao final de sua oitiva, em que negou ter recebido propina de contratos da Apolo Tubulars com a Petrobras e julgou a denúncia do Ministério Público como “completamente inepta”, Dirceu disse que gostaria de fazer colocações finais e afirmou que “gostaria de pleitear o direito que eu considero que eu tenho, de responder esse processo em liberdade”.

Moro lembrou a Dirceu que o processo em que ele tem uma condenação e um mandado de prisão preventiva é outro, sobre recebimento de propinas da Engevix, mas o ex-ministro insistiu. “Não é crível que alguém acredite que eu vou fugir ou obstruir a Justiça ou muito menos que sou uma ameaça à ordem pública na situação em que eu estou, preciso sair para trabalhar para sustentar minha filha que tem seis anos de idade”, apelou José Dirceu.

O petista prosseguiu, dizendo que “o Supremo diz que a condenação para cumprir pena é a segunda instância, suponho que na primeira instância eu possa pleitear ao senhor a minha liberdade”. Acabou ouvindo de Moro que as provas que levaram à sua condenação “mostram que o senhor recebeu propina inclusive enquanto estava sendo julgado na ação penal 470”.

José Dirceu retrucou, enumerando suas razões e garantindo que não busca “piedade de ninguém”. “Tenho mais de 70 anos, tenho uma filha menor, preciso trabalhar, a realidade da minha família toda é de dificuldade financeira. Não estou dizendo isso para ter piedade de ninguém, a responsabilidade é minha pelo que aconteceu, estou dizendo isso que são fatos objetivos, para não passar à opinião pública a ideia de que eu tenho renda, sou rico.”

Após ouvir do petista o apelo final, “deixa eu responder em liberdade meu processo pra eu tocar minha vida”, Moro ponderou que Dirceu tem um advogado “competente”, que buscaria sua liberdade nas instâncias recursais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário