sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Maranhão tem a expectativa de vida mais baixa do país, diz estudo


O estado aparece, ainda, como o 2º pior em indicadores da saúde do Brasil e o 9º em ranking que mapeia as taxas de mortalidade infantil
Expectativa de vida no Maranhão é de 70 anos
Expectativa de vida no Maranhão é de 70 anos 
SÃO LUÍS - O Maranhão tem a expectativa de vida mais baixa do país, segundo estudo da consultoria Macroplan. O estado aparece, ainda, como o 9º em ranking que mapeia as taxas de mortalidade infantil e o segundo pior em indicadores da saúde.
O levantamento cruzou informações da mortalidade infantil com a expectativa de vida dos 26 estados e Distrito Federal para definir uma taxa de melhores condições de saúde no país. Quanto mais próximo de 1, melhor é o desempenho do local.
O estado aparece com índice 0,460 entre os indicadores da saúde, o segundo pior do Brasil. O Maranhão fica atrás apenas de Roraima, que obteve índice 0,329. Santa Catarina é o estado com melhores condições na área, ganhando nota 1.
Expectativa de vida
De acordo com o estudo, os maranhenses têm uma expectativa de vida de 70 anos, a menor do país. A mais alta é em Santa Catarina com 78,4 anos: a cada mil bebês nascidos vivos no estado, 10,1 morrem antes de completar 12 meses de vida. O índice considerado como aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
No geral, a expectativa de vida tem avançado no país nos últimos anos, mas o melhor desempenho do Brasil, registrado em Santa Catarina, fica atrás do índice do Chile, de 81,2 anos.
Mortalidade infantil
A Macroplan comparou também as taxas de mortalidade infantil entre os estados brasileiros. O Maranhão aparece em 9ª colocação, com índice 15,5. Os piores números são de Roraima, com 20,2, e os melhores de Santa Catarina, com 10,1.
As taxas estão concentradas majoritariamente na região Norte do país. Quinze unidades da federação apresentam taxas de mortes de crianças de até 1 ano da média nacional de 12,9 óbitos para cada mil nascimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário