quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Turismo de Tutóia é representado pelo Secretário Giovani Júnior-Luis Correia-Piauí

SECRETÁRIO DE TURISMO DE TUTÓIA PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL SOBRE A ROTA DAS EMOÇÕES COM O PREFEITO DE PARNAÍBA MÃO SANTA E SECRETÁRIOS DE TURISMO DA REGIÃO

Rodrigo Caldas (Assessor da SEMTURr), Giovani Junior (secretário de Turismo de Tutóia), Manoel da Polo (vice-prefeito de Araioses), Luis Valter (gerente Regional de Barreirinhas-SEBRAE), José Moraes (diretor técnico do SEBRAE), Virlene (secretária de Turismo e cultura de Barreirinhas) e Mailson (Assessor)


Nesta terça feira, dia 24 de janeiro, o Secretário de Turismo de Tutóia, Giovani Junior, participou de um encontro regional com os prefeitos e secretários de turismo dos municípios de Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba, Ilha Grande, Araioses e Barreirinhas para discutir sobre o planejamento estratégico para o Turismo Regional, diagnosticar problemáticas e propostas para solucioná-las e apresentar as ações prioritárias dos municípios envolvidos.

Mão Santa (Prefeito de Parnaíba) com Giovani Junior e Rodrigo Caldas 

O evento aconteceu no complexo Carnaubinha Praia Resort, na Praia de Maramar, em Luís Correia, para dar continuidade a um projeto integrado que irá potencializar o turismo na região. A iniciativa acontece por meio de uma parceria entre o SEBRAE e as prefeituras de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande do Piauí, Cajueiro da Praia, Tutóia, Araioses e Barreirinhas.

Segundo o secretário Giovane Junior “embora as cidades âncora da Rota das Emoções como Fortaleza, Jericoaquara, Parnaíba e Barreirinhas se destaquem por seus amplos investimentos turísticos, é evidente que existem outras cidades menores que precisam ser inseridas e melhor aproveitadas no roteiro para que venham engrandecê-lo, contribuir com a economia local e também regional.” O evento enfatizou que a Rota das Emoções precisa ser revigorada, reestruturada contando com a contribuição e união das cidades circunvizinhas deste litoral.



O secretário de turismo de Tutóia enfatizou também que “em primeiro lugar é necessário o amplo apoio do governo municipal. É essencial que o prefeito dê apoio e suporte para que nossa secretaria venha trabalhar de modo a desenvolver o turismo local. Em segundo lugar, o turismo não acontece somente com o apoio do poder público, ele precisa também da iniciativa privada. É necessária a parceria com os empresários do ramo turístico que são os restaurantes, bares, pousadas, hotéis, lanchonetes, agências de viagem, guias turísticos, empresas especializadas no aluguel de veículos de passeio como quadrciclos e etc. Para somar ainda mais vem o órgão mais competente da área para dar assessoramento e treinamento às pessoas que querem trabalhar no ramo turístico, o SEBRAE. Ele possui módulos de acompanhamento com cursos de técnicas que vão preparar ainda mais não só os empresários, mas também as pessoas de modo geral. 

Esse apoio visa capacitar os atendentes, o pessoal do ramo da hotelaria, profissionais da gastronomia e também os cursos profissionalizantes da área, principalmente na área da língua inglesa que atualmente é língua universal. Estamos preparando todo um material junto ao pessoal de nossa secretaria e também à polícia militar e a guarda municipal a estarem preparados para não só defender a nossa cidade e colocar ordem, mas também estar preparados para atender o turista para que seja bem informado de como eles podem estar se localizando e poder ter o melhor aproveitamento da nossa cidade e do nosso litoral.“

Com a crise econômica generalizada em todo o país evidenciou-se que a união das cidades e dos estados pode fazer toda a diferença no setor turístico, pois este foi o único setor econômico não profundamente afetado na questão da crise econômica, o qual tem muito a se desenvolver, mas que precisa sobretudo do poder estadual e federal para que possa crescer ainda mais. A Rota das Emoções junto ao SEBRAE fortalece cada cidade, inclusive Tutóia que tem muito a crescer com suas belezas naturais, seu povo acolhedor, magnitude de seu Delta, seus pequenos lençóis agraciados também por balneários de água doce e etc. Essas são algumas das belezas naturais que Tutóia tem a oferecer aos turistas e engrandecer a Rota das Emoções, contribuindo com a economia local, regional e nacional. 

Isabela Ribeiro, gestora do Projeto Rota das Emoções do SEBRAE no Piauí, explicou que a entidade está entrando como um parceiro que irá otimizar o trabalho das secretarias municipais de turismo: “somos um parceiro que irá otimizar o planejamento das secretarias, dos seus recursos e as estratégias que podem ser feitas também para a captação de capital de investimento.

Isabela Ribeiro (gestora do Projeto Rota das Emoções do SEBRAE no Piauí)

Henrique Silva, Secretário de Turísmo de Luís Correia, destacou que “a iniciativa é de grande valia, pois o benefício é muito maior e o retorno é muito melhor a nível de estado e em esfera federal. Trabalhando o polo turístico das cidades que perpassam a Rota das Emoções em conjunto, toda a região só tem a ganhar pois a união das prefeituras com a unificação turística para a região do meio norte é fantástica. Vamos explorar as possibilidades juntamente com os prefeito e secretários de turismo, pois estamos abertos a fazer uma boa gestão nessa união com os demais municípios.”

Henrique Silva (Secretário de Turísmo de Luís Correia)

A Rota das Emoções foi criada em 2005 trabalhando a roteirização junto ao Ministério do Turismo, enfatizando a sensibilização dos empresários em relação à causa do roteiro dentro do fortalecimento e em seguida a própria comunidade e os parceiros. Com o sucesso desta empreitada inicial veio o nome Rota das Emoções – Construído por todos – Maranhão, Piauí e Ceará. Seu ápice foi em 2009 quando o próprio Ministério do Turismo reconhece a Rota das Emoções como um dos melhores roteiros integrados do Brasil. O trabalho do SEBRAE no início foi o de promover esse roteiro para que o turista enxergasse os municípios como atrativos turísticos para que o Turismo como uma mola propulsora para o desenvolvimento, viesse a gerar renda e progresso para as cidades e regiões que a compõem.




Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário