quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Governo do Estado lança campanha de doação de sangue


SES lança campanha de incentivo à doação de sangue no pré-carnaval


Os secretários Carlos Lula (Saúde) Diego Galdino (Cultura e Turismo) na abertura da campanha de doação de sangue no Hemomar
Os secretários Carlos Lula (Saúde) Diego Galdino (Cultura e Turismo) na abertura da campanha de doação de sangue no Hemomar
Com o tema ‘Cultura e Solidariedade em nossas veias. Doe sangue’, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou a campanha de doação de sangue com o objetivo de manter o estoque de bolsas do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) abastecido para o período do carnaval.
No período momesco, o Hemomar computa uma ausência de 30% a 40% no número de doadores de sangue, queda significativa para a média de 180 coletas diárias, fora desta temporada. A campanha pretende atrair doadores durante todo o mês de fevereiro para doação, em São Luís, e nos sete núcleos de Hemoterapia localizados em Imperatriz, Balsas, Santa Inês, Caxias, Pedreiras, Pinheiro e Codó.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, presente ao evento, destacou a importância de concentrar esforços para a doação neste período pré-carnaval. “Carnaval também é época de solidariedade! Por isso, esse mês de fevereiro, o Governo do Estado irá intensificar a campanha para que não falte sangue em nossos hospitais em um período delicado, que é o carnaval”, disse.
Para 2017, o Hemomar pretende aumentar em 20% o número de bolsas de sangue arrecadadas em comparação ao mesmo período da campanha em 2016, quando foram coletadas 2.066 bolsas. “Doar sangue é um ato que pode salvar muitas vidas, por isso mesmo, é dever nosso, e eu peço isso a todos vocês que estão aqui hoje aguardando para fazer sua doação, que não deixem de convidar seus familiares, replicar nas suas redes sociais. Nós precisamos da doação de todos”, reforçou o secretário Carlos Lula.
Como doar
Em São Luís, os interessados podem se dirigir a sede do Hemomar, localizada na Rua Cinco de Janeiro, s/n, bairro da Jordoa. A unidade funciona de segunda a sexta, de 8h às 18h, e aos sábados, de 8h às 12h.
Para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização), estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50kg. No dia da doação, o doador não deve ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
Programação da Unidade Móvel do Hemomar
Dias 7 a 10 – Igreja Adventista em Coroatá
Dia 12 – Igreja Batista Maanaik (Cidade Operária)
Dia 13 – Sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES)
Dias 14 a 17 – Igreja Adventista em Vargem Grande
Dia 18 – Igreja Adventista (Cruzeiro de Santa Bárbara)
Dia 23 – Sede do Tribunal de Contas do Estado (TCU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário