terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Várias ações de combate à febre amarela estão sendo desenvolvidas por todo o Maranhão

SES intensifica ações de combate a febre amarela no Maranhão


Técnicos da SES intensificam ações preventivas nas regionais de Balsas, Barra do Corda, São João dos Patos e Imperatriz
Várias ações de combate à febre amarela estão sendo desenvolvidas por todo o Maranhão, tanto na capital como no interior do Estado. As equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), compostas por enfermeiros, médicos veterinários, técnicos de laboratórios e vacinadores, atuam nas regionais de Balsas, Barra do Corda, São João dos Patos e Imperatriz. As equipes também estão reforçando, em áreas urbanas, a prevenção contra a dengue, zika e chikungunya.
Até o momento, foram trabalhadas 32 áreas rurais de 13 municípios em quatro regiões de saúde. Na primeira fase do plano de trabalho, as equipes implementaram as ações em três regionais de saúde com foco nas áreas de mata. Foram elas: São João dos Patos, Barra do Corda e Balsas. Ao todo, foram visitados 17 povoados e aplicadas 2.145 doses de vacina, além de reuniões com agentes de saúde, visitas a hospitais e busca ativa para identificar casos.
A superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Graça Lírio, explica que as ações desta semana foram voltadas para o controle da doença em área urbana. “Inicialmente, nossas equipes trabalharam voltadas para as zonas de mata, áreas mais rurais. Esta semana, nos voltamos para os cenários urbanos, com o objetivo de fazer o combate ao mosquito Aedes, não só focando no trabalho contra a febre amarela, mas na prevenção da dengue, zika e chikungunya, já que o mosquito transmite todas essas doenças aos seres humanos”, explicou.
Do início deste ano até o dia 6 de fevereiro foram distribuídas 110 mil doses de vacina contra a febre amarela para as 18 regiões de saúde. Além disso, mais 100 mil doses de vacinas já foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para o Maranhão. “Estamos orientando as pessoas a consultarem e a levarem suas carteiras de vacinação ao posto de saúde, porque a imunização contra a febre amarela se faz com duas doses e muitas pessoas já são imunizadas. Com carteirinha, o profissional do posto saberá identificar se aquela pessoa precisa ou não tomar a vacina”, explicou a chefe do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis da SES, Helena Almeida.
A capital maranhense já conta com sete unidades de referência no combate à Febre Amarela. Vale lembrar que não é necessário urgência na busca pela vacina! Crianças a partir de 9 meses, que nunca foram vacinadas, e pessoas com viagem marcada para regiões de surto devem receber imunização prioritária.
Veja abaixo as Unidades referência para vacinação em São Luís:
Distrito Centro: C. S. Bezerra de Meneses
Distrito Coroadinho: C. S. de Fátima
Distrito Itaqui Bacanga: C. S. Vila Bacanga (Embrião)
Distrito Bequimão: C. S. Genésio Rêgo
Distrito Cohab: Maternidade Marly Sarney
Distrito Tirirical: CEM Cidade Operária
Distrito Vila Esperança: C. S. Ribamar Frazão

Nenhum comentário:

Postar um comentário