sábado, 8 de abril de 2017

SECRETARIA DE CULTURA REÚNE COM COORDENADORES CULTURAIS - TUTÓIA


FESTAS JUNINAS EM JUNHO/2017


Na manhã de sexta-feira(7), o Sr. Wellington Silva(Secretário de Cultura), reuniu-se com dezenas de representantes de DANÇAS FOLCLÓRICAS, de comunidades como: Sede(Tutóia), Paxicá, Comum, Tutóia-Velha, Porto de Areia, Bom Gosto, Barro Duro, Santa Rosa I, II, São Bento, Curralinho. etc.. para apresentar e receber suas pré-programação cultural, que possa servir de proposta na programação oficial a ser discutida nos próximos 30 dias, junto com a Secretaria de Cultura(Comissão Executiva). Durante a reunião um dos coordenadores destacou um pequeno relato dos anos que vem se apresentando em diversas DANÇAS FOLCLÓRICAS, e relatou a falta de apoio dos últimos 10 anos... Afirmou BRANCO BOND.

Esteve presente na reunião o Sr. Chefe de Gabinete(Agildo Teixeira), Secretário de Cultura Wellington, "Padre Cláudio" um dos grandes colaboradores e amante da Cultura local e incentivadores da CULTURA MEMÓRIA VIVA. Ouvindo as opiniões de cada coordenadores presentes o Sr. Secretário Wellington Silva, apresentou o primeiro esboço e orçamento ainda definir, para cada apresentação cultural, que liberará por cada DANÇA FOLCLÓRICA, prestes os dias que antecipam os preparativos e fantasias das festas e noitadas juninas em junho/2017.

Uma das memórias lembrada na reunião foi o nome do saudoso fundador do Arraial de Tutóia, nos anos 70, pelo ex. Prefeito Antonio José Neves(já falecido). Homenagens não realizada nos últimos 10 anos ao fundador que sempre ficará uma memória nas lembranças do povo de Tutóia. Outro grande profissional lembrado foi o professor ANANIAS SANTOS, artista plástico, artesão, ornamentador, professor que exerceu por 8 anos a função de Secretário de Cultura, na gestão do ex. Prefeito Egídio Júnior(1997 a 2004). Memória Viva, afirmou o títular do Blog, enquanto participava da reunião.

Enfim os artistas brotam em Tutóia, as raízes, os amantes da rica cultura, é preciso resgatar seus valores e trazer de voltar a força do folclore tutoiense. Dezenas de profissionais desta cidade é merecedor de homenagens da parcela que muitos contribuíram na cultura desta terra. Alguns ainda em vida, outros que já se foram para o andar de cima. Afirmou o titular do Blog.

Umas das pertinentes discussões como mostram as imagens da reunião que não se recordava nos longos dos anos, ter visto um encontro entre Poder Público(Secretaria de Cultura), e coordenadores culturais de adjacentes comunidades, há muito tempo. Onde as mesmas mantem vivas suas raízes culturais. Assim se encerrou a reunião com a mensagem do dia, que TUTÓIA, É DE TODOS NÓS E NÃO DE ALGUNS.

O Sr. Secretário, entregou para os participantes coordenadores, FICHAS CADASTRAIS, para as danças que irão se apresentar nas noites juninas e apresentarão seus orçamentos em prazos discutidos e acordados na reunião por todos...

                                   CHEFE DE GABINETE, PARTICIPA DA REUNIÃO
   SECOM, CULTURA, GABINETE, COORDENADORES FOLCLÓRICOS, DURANTE A REUNIÃO, DE SEXTA-FEIRA(7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário